Reflexologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXOLOGIA: UMA TÉCNICA TERAPÊUTICA ALTERNATIVA
Fernanda C. Leite1, Renato A. Zângaro2
1 UNIVAP/Laboratório de Biodinâmica, Av. Shishima Hifumi, 2911 São José dos Campos – SP, feca1_@hotmail.com ;
2UNIVAP/Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento – IP&D, Av. Shishima Hifumi, 2911 São José dos Campos – SP, zangaro@univap.com.br
Palavras-chave: Reflexologia, massagem nos pés, terapia dezonas.
Área do Conhecimento: III - Engenharias
Resumo - Este trabalho faz uma breve apresentação da Reflexologia, que é uma técnica terapêutica complementar e alternativa cuja abordagem está embasada na teoria de que nos pés estão representadas todas as partes do corpo, órgãos e glândulas. Cada parte do corpo tem um ponto reflexo, ou seja, um ponto do pé que representa determinada parte docorpo, portanto, massagear ou aplicar uma pressão sobre os pontos reflexos é como estimular diretamente cada, órgão ou glândula ao qual ao qual aquele ponto se refere. Hoje a reflexologia é usada como complemento para o tratamento de diversas doenças inclusive o câncer e o stress, e em alguns casos é usada como forma alternativa de tratamento.
Introdução
Existem algumas divergências quanto à origemda reflexologia, alguns estudiosos acreditam que a técnica surgiu na China há 5.000 anos, porém através de documentos (pictogramas) (fig.1) encontrados no Egito, sabe-se que os egípcios antigos utilizavam técnicas de massagem nos pés para recuperar a saúde das pessoas, assim como os índios americanos e outros povos se utilizavam dessa técnica com fins terapêuticos. De qualquer modo, em um ponto háunanimidade, o fato de que as origens da reflexologia remontam à Antigüidade.
Fig.1 – Um dos pictogramas encontrados no Egito
Segundo VENNELLS (2003) essa técnica (método) é aplicada nos pés não só porque neles passam os principais canais ou meridianos que conduzem a energia da força vital ou chi (...) existente por todo o corpo humano, mas também porque nos pés os reflexos são estimuladosnaturalmente por permanecerem muito tempo sob a pressão do peso corpóreo estático ou dinâmico, o que gera um efeito positivo no que diz respeito ao sistema energético do corpo e nos sistemas fisiológicos relacionados por isso os pés foram considerados, em 1017, pelo Dr. Wang Wei, um acupuntor respeitado, como áreas especialmente importantes a tratar, em termos de cura.
No Ocidente existem evidênciasda utilização de tratamentos ou terapias de pressão em zonas específicas que refletem seus efeitos nos órgãos do corpo humano. Desde meados do século XIV, entretanto somente “no final do século XIX, Sir Henry Head fez amplas pesquisas sobre o que chamou de “zonas da cabeça” (VENNELLS, 2003). Nesse sentido, por volta de 1893, Dr. Cornelius descobriu que condições físicas de determinadas áreas docorpo melhoravam quando, pontos específicos dos pés eram massageadas, com isso, iniciou-se os estudos da Terapia das Zonas (fig. 2).

No entanto, de acordo com o mesmo autor, foi somente no início do século passado, com o Dr. William Fitzgerald reunindo e estudando todas as informações até então conhecidas que se descobriu a possibilidade do corpo ser dividido em dez zonas verticais, as quais, porsua vez, correspondem aos dez dedos dos pés e das mãos - Teoria da Zonoterapia. Ademais, ele descobriu o efeito anestésico da pressão sob alguns pontos específicos dos pés, por não só suprimir a dor (respeitante à analgesia), mas também por atenuar a própria condição deflagradora da dor ou, ainda, por estimular a circulação de energia em regiões pertencentes àquela zona, possibilitando aauto-cura do corpo.
A Terapia das Zonas (Zonoterapia) foi ensinada ao Dr. Riley e sua esposa pelo Dr. Fitzgerald que, por muitos anos, a utilizaram em suas práticas médicas, possibilitando ao Dr. Riley tanto desenhar os primeiros diagramas detalhados dos pontos de reflexologia localizados nos pés, quanto acrescentar mais oito zonas horizontais que viabilizaram a localização dos pontos reflexos com...
tracking img