Colombo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entre as datas que marcaram o rumo da história está, sem dúvida, o ano de 1492, no qual sucederam fatos, tanto assombrosos quanto atrozes. Como todos sabemos, as viagens deColombo abriram o caminho para a conquista européia no hemisfério ocidental, quer dizer, na América Latina, com as consequências terríveis para a população americana e, logo depois, paraos africanos que foram trazidos para cá. Foi Vasco da Gama quem abriu o caminho até a África e a Ásia, como citou Adam Smith.

Foi também em 1492 que os conquistadorescatólicos, com toda a sua influência bárbara, arrasaram uma das civilizações mais avançadas e tolerantes da história européia: a Espanha mourisca. A conquista de grande parte domundo forçou a que os árabes e os judeus fossem expulsos de grande parte do território, e que os textos clássicos que, até então, haviam sido criados, fossem destruídos.

Aconquista do mundo por parte da Europa e de seus descendentes, entre eles os Estados Unidos, foi, desde então, o tema principal do mundo, embora haja desafios que devem serenfrentados. As principais razões de seu êxito militar foram as seguintes: primeiro, a sociedade dos europeus causou epidemias que dizimaram as populações mais saudáveis do hemisférioocidental. Além disso, graças à superioridade militar – e não por qualquer vantagem moral, social ou natural – foi que as pessoas brancas puderam criar e controlar, ainda que brevemente,a primeira hegemonia global da historia. Da América ao Sudeste Asiático, as populações se viram surpreendidas pelo selvageria dos europeus, por sua fúria destruidora e por seuarmamento. As sociedades latino-americanas eram pacíficas e desconheciam os níveis de selvageria dos europeus. Não é uma questão de tecnologia, mas, sim, de estado de espírito.
tracking img