Trabalho de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quimica

Identifique quais os gases que compõem a atmosfera e suas respectivas concentrações (porcentagem no ar). Descreva pelo menos uma aplicação de casa gás.
Resposta:
A análise de uma amostra de ar colhida ao nível do mar acusa em média, a seguintecomposição percentual:
Nitrogênio (N2)- 78,084%, Oxigênio (O2)- 20,948%%, Argônio (Ar)- 0,934%, Gás carbônico (CO2)- 0,031%, Neônio (NE)- 0,001818%, Hélio (HE)- 0,000524%, Metano (CH4)- 0,0002%, Criptônio (Kr)- 0,000114%, Hidrogênio (H2)- 0,00005%, Xenônio (XE)- 0,0000087%. Também há traços de óxido de nitrogênio (NO, NO2, N2O), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), amônia (NH3), dióxido deenxofre (SO2) e sulfeto de hidrogênio (H2S).
Aplicações dos gases:
Nitrogênio: Sendo um gás inerte, tem utilização garantida na fabricação de aço e semicondutores, na indústria química, entre outros.
Oxigênio: É utilizado em todos os campos da indústria e pesquisa; na fabricação de aço; solda corte e produtos químicos; no tratamento de esgoto; em tratamentos médicos; fabricação de vidros; papel eaté como gás oxidante para combustível de foguetes.
Argônio: Na medicina é utilizado em forma de laser em cirurgias; devido a sua ação anticorrosiva é aplicado em lâmpadas incandescentes, para evitar a corrosão do filamento de tungstênio.
Gás carbônico: É usado comercialmente em algumas bebidas, e também em extintores de incêndio.
Neônio: É muito útil em laboratório na forma de detector deíons; quando misturado com argônio dá origem a válvulas para raio-x; nos sensores ultra-sensíveis de infravermelho na forma líquida; etc.
Hélio: É um gás monoatômico usado em indústrias de alta tecnologia, como na fabricação de semicondutores, soldas especiais e no enchimento de balões.
Metano: É chamado de biogás e usado como combustível de veículos e nas indústrias (nas caldeiras).
Criptônio: Éutilizado na medicina em cirurgia a laser.
Hidrogênio: É utilizado na fabricação de amônia; produtos hidrogenados (margarinas, gorduras, etc.); gasolina; lubrificantes e ácidos; etc.
Xenônio: É utilizado como anestésico em anestesia geral; faróis de veículos; etc.

Compare os gases que compõem a atmosfera e responda se todos eles são substâncias simples. Justifique sua resposta
Os gases quecompõem a atmosfera não são todos de substância simples, pois existem também substâncias composta. Dentre os gases como, por exemplo, o oxigênio, é formado pela combinação de átomos de um único elemento químico, e são reconhecidos na teoria pelas formulas escritas com um único símbolo, sendo assim chamados de substância simples. Já o gás metano, por exemplo, é formado por mais de um tipo de elementoquímico, e são reconhecidos através de formulas escritas com dois ou mais símbolos dos respectivos elementos, sendo chamados de substância composta.
Pesquise como é realizada a separação dos gases que compõem a atmosfera.
A separação é feita através da liquefação e destilação fracionada. Nesse processo, a mistura homogênea de gases é primeiramente transformada em liquido (liquefação), depoisseus componentes são separados por destilação fracionada. Para se¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬parar o nitrogênio e o oxigênio do ar, por exemplo, o ar é resfriado até cerca ¬ de -200 C, quando passa para o estado líquido. Depois os gases sãoseparados por destilação fracionada, já que o ponto de ebulição do nitrogênio é de -195,8 C e o do oxigênio é de -183 C.
Pesquise e elabore um resumo sobre a ‘’produção industrial da amônia pelo processo de haber-bosh’’.
O processo de Haber Bosch é uma reação entre o nitrogênio e o hidrogênio para produzir amoníaco. Esta reação é catalisada co o ferro, sob condições de 250 atmosferas de pressão e...
tracking img