Trabalho de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnico em Administração

ESTRESSE NO TRABALHO

Betim
2012



ESTRESSE NO TRABALHO

Betim
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

1. DEFININDO O ESTRESSE 5
1.1. Sintomas do Estresse 5
1.2. Alguns sinais de doença física e mental 6

2. ESTRESSE NO TRABALHO 6
2.1. Causas e crises do estresse no local de trabalho 7
2.2. Fatores que geram sintomas depressivos 8
2.3.Formas de comportamento do individuo 10
2.4. Tratamento Anti - Estresse 11
2.4. Controle do estresse 13

CONCLUSÃO 14

BIBLIOGRAFIA 15

INTRODUÇÃO

O que é o estresse? Em que situações ele aparece? O que ele tem a ver com o mundo do trabalho? É positivo ou negativo? Quais são os seus sinais?
Estas, entre tantas outras dúvidas, refletem o estilo de vida atual do ser humano, estejameles em que fase for da vida. No mercado de trabalho, esta situação se acentua, uma vez que aumenta também o nível de cobrança nas empresas por resultados que possam dar sustentação aos negócios.
Estar em um ambiente tranquilo, fazer o que se gosta, se dar bem com as pessoas que estão a nossa volta, estar satisfeito com o salario recebido, são quesitos que todos os trabalhadores buscam numambiente de trabalho e que proporcionam uma melhor qualidade de vida nas empresas. No entanto, muito ainda se faz necessário para se atingir este resultado.
A realidade vivenciada pela grande maioria dos trabalhadores é de um clima tenso, com níveis altos de estresses, que geram mais perdas do que ganhos para as empresas. Este é o assunto que abordaremos em nosso trabalho.

DESENVOLVIMENTO

1.DEFININDO O ESTRESSE

O Estresse não e propriamente uma doença e sim um estado do organismo submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante o corpo sofre reações que preparam o organismo para enfrentar a situação. O problema é quando os estresses são frequentes e o organismo começa a sofrer com as reações que aparecem antes que haja tempo para o descanso físico e emocional. O conceitode estresse surgiu nos anos 30.
Segundo Selye(1930): “O estresse é um processo vital e fundamental e pode ser dividido em dois tipos, ou seja, quando passamos por mudanças boas, temos o estresse positivo e quando atravessamos alguma fase negativa, estamos vivenciando o estresse negativo.”
Segundo Molina(1996): “O estresse é qualquer situação de tensão aguda ou crônica que produz uma mudança decomportamento físico e no estado emocional do indivíduo e uma resposta de adaptação psico- fisiológica que pode ser negativa ou positiva no organismo. Tanto o agente estressar como seus efeitos sobre o indivíduo podem ser descritos como situações desagradáveis que provocam dor, sofrimento e desprazer.”

2.1. Sintomas do Estresse

Seus sintomas são indefinidos e abrangentes. Algumasreações físicas e emocionais como dores de cabeça, na nuca, nervosismo, dores musculares, dores no estômago, a respiração se torna mais profunda e rápida, os sentidos ficam mais aguçados e, além disso, o sangue sai das extremidades (pés e mãos) e se desloca para os lugares onde é mais necessário e estão mais protegidos, Com isso as mãos e os pés ficam frios, falta de concentração, distúrbios do sono,cansaço, em alguns casos dificuldade de memória, em outros a memória fica mais eficiente; o poder de analise aumenta e há rapidez na capacidade de decidir, pressão alta e pressão sanguínea, problemas cardíacos, pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido a mudança brusca no estilo devido a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angustia epânico são sintomas mais comuns do estresse.
Alguns sintomas do estresse podem ser apresentados através do pensamento que podem ser representados de forma compulsiva e obsessiva, levando em consideração a angústia e a sensibilidade emocional.

2.2. Alguns sinais de doença física e mental

São sinais de doença física e mental:
* Tremores ou sensação de fraqueza;
* Tensão;
*...
tracking img