trabalho de processo de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX – UNIFACEX
CURSO DE ENFERMAGEM
EIXO: 4º EIXO
UP: HISTÓRIA E PROCESSO DO TRABALHO EM ENFERMAGEM
EDUCADOR(A):CLÁUDIA CRISTIANE FILGUEIRA MARTINS


TEORIA DE ENFERMAGEM DE FLORENCE NIGHTINGALE




EDUCANDOS:
ANNA PAULA CAMPOS
BEATRIZ LAGO
CAMILA TORRES
ELAINE DE FREITAS MORAIS PINTO
ERICA FIDÉLIS DOS SANTOS
MONA LIZA DIÓGENES
ZAIANA VITÓRIAINTRODUÇÃO
TEORIA DE ENFERMAGEM DE FLORENCE NIGHTINGALE
Nascida em Florença, Itália, em 12 de maio de 1820, Florence Nightingale foi educada em padrões superiores aos das mulheres de sua época. Obtinham um expressivo conhecimento em ciências, matemática, literatura e artes, o que a fazia muito à frente de seu tempo.
Sempre interessada pela enfermagem, durante a guerra da Criméia (1854 -1856), integrou ocorpo de enfermagem britânico como enfermeira-chefe do exército, em Scutari, Turquia.
Assim, participou da Guerra da Criméria e sua postura revolucionária perante os saldados feridos e a assistência prestada tornou-se um marco para a história da enfermagem e como reformadora do sistema de saúde.
Durante a guerra constatou que a falta de higiene e as doenças matavam grande numero de soldadoshospitalizados por ferimentos. Assim desenvolveu um trabalho de assistência aos enfermos e de organização da infra-estrutura hospitalar que a tornou conhecida em toda a frente de batalha. Contribuiu fortemente para o campo da estatística, pois considerava a estatística essencial para entender qualquer problema social e procurou introduzir o estudo deste ramo da matemática para justificar suasconclusões.
Acreditava ter recebido um “Dom Divino” para ser enfermeira e dedicar sua vida em ajudar aos enfermos. Depois da guerra publicou Notes on Matters Affecting the Health,Efficiency and Hospital Administration of the British Army (1858) e fundou uma escola de enfermagem no Hospital de St. Thomas, em Londres, a primeira escola de enfermagem do mundo (1860). Escreveu 147 livros e panfletos sobresanitarismo, hospitais, higiene, enfermagem, estatística e Filosofia. Dentre seus livros destacam-se “Notas sobre Hospitais, Notas sobre Enfermagem: o que é e o que não é”.


APRESENTAÇÃO DA TEÓRICA
Dos escritos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge como conceito principal, sendo considerado como todas as condições e influências externas que afetam a vida e o desenvolvimento de umorganismo, capazes de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte.
Nightingale tende a dedicar maior ênfase ao ambiente físico. E esta tendência pode ser compreendida ao considerar o contexto em que viveu Florence e no qual ela deu início à sua atuação como enfermeira.
Era o período inicial da industrialização na Inglaterra e os campos de Guerra da Criméia onde as péssimas condiçõesde saneamento ambiental e a promiscuidade em que se encontravam os pacientes nos hospitais resultavam em altas taxas de mortalidade, exigindo atenção imediata e constante. Assim, o meio ambiente em que está inserido o paciente afeta diretamente a saúde do mesmo e contribui, ou não, em seu processo de cura.









APRESENTAÇÃO DA TEORIA, CONCEITOS BÁSICOS DA TEORIA, PROCESSO DEENFERMAGEM DESENVOLVIDO NA TEORIA DE FLORENCE NIGHTINGALE.
Dentre os elementos que influenciam o processo de cura do indivíduo, segundo Florence, destacam-se os que se seguem:
1. Ventilação: provisão de ar fresco, sem correntes de ar. Florence dizia que “conservar o ar que o paciente respira tão puro quanto o ar exterior, sem deixá-lo sentir frio é o primeiro e último princípio sobre o qual a atençãoda enfermeira deve fixar-se, sem o que todo o restante que possa fazer por ele não terá nenhum valor...”
2. Iluminação: os doentes têm, depois do ar puro, a necessidade de iluminação, “e não é apenas a claridade que desejam, mas a luz solar direta”.
3. Calor: a enfermeira deve observar atentamente o paciente a fim de evitar que ele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, essencial à...
tracking img