Os processos do trabalho na enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RIO GRANDE 21 DE MARÇO DE 2012
FACULDADES ANHANGUERA DO RIO GRANDE
CURSO DE ENFERMAGEM
1° SEMESTRE




Os processos de trabalho na enfermagem


O autor através deste ensaio vem frisar queser enfermeiro, é mais que usar jaleco branco e aplicar injeções. Neste trabalho ele mostra que ser enfermeiro (a) é complexo e requer um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Umenfermeiro tem várias funções, não somente assistir o paciente e sim administrar, ensinar, pesquisar e participar politicamente.
O processo do trabalho é uma construção relativamente nova para aenfermagem, foi criada através da teoria marxista. Esta é feita através de alterações da matéria pelas mãos humanas, com o objetivo de produzir um novo produto com valor para a humanidade.
Os processos dotrabalho se resumem em objeto, agentes, instrumentos, finalidades, métodos e produtos.
O objeto é aquilo que se trabalha. Algo que provem diretamente da natureza, que sofreu ou não modificação decorrentede outros processos de trabalho.
Os Agentes são os seres humanos que tomam o objeto de trabalho e fazem intervenções, capazes de altera lo, produzindo um serviço. Eles são os que realizam otrabalho.
Os instrumentos não são apenas tangíveis. Por exemplo, uma enfermeira que aplica uma injeção, não utiliza apenas a seringa e a agulha como instrumento, ela também se utiliza de seu grandeconhecimento sobre Anatomia, fisiologia etc.
A finalidade do trabalho é a razão pela qual ele está sendo feito. Seu nome já diz tudo, ela vai ao encontro da necessidade que o fez acontecer e que dásignificado a sua existência.
Os métodos de trabalho são ações organizadas de maneira atender a finalidade, executadas pelos agentes sobre os objetos de trabalho empregando instrumentos selecionados, de formaa produzir o bem ou serviço que se deseja.
Os produtos de um trabalho podem ser bem tangíveis, que não tem a concretude de um bem, mas são percebidas pelo efeito que fazem.
Diante desta,...
tracking img