Trabalho de pi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA







RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO









CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE





MODULO: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E VISÃO SISTÊMICA







GESTÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA




























Resumo



Este trabalho aborda o tema: Qualidade daágua e justifica-se pelo fato de que haja uma falsa impressão sobre a abundancia deste recurso. A água é escassa devido o comprometimento de sua qualidade, com a poluição de rios, solo etc.
Um exemplo, na região de São Paulo metade da água disponível está afetada pelos lixões que não tem qualquer tratamento sanitário e no Rio de Janeiro diminui-se esse recurso devido a poluição crescente poresgoto urbano, na região norte que tem maior abundancia de água doce no Brasil, é a que mais contamina com diversos tipos de materiais.





































Introdução



Água, um dos nossos bens mais preciosos, mas, que nem sempre recebe o valor que merece, essencial para matar nossa sede, higiene pessoal e coletiva, também ématéria prima industrial e de bens de consumo, ou seja, sem água não existe vida. Isso já seria motivo suficiente para nos preocuparmos com utilização desse recurso.
Essa nova era em que vivemos, traz a crise de falta da água, e o homem precisa discutir o futuro da água e da vida. A abundância deste recurso traz uma falsa sensação de que seja inesgotável, e pensando assim estamos totalmenteerrados.
Segundo especialistas, 95,1% da água do planeta, é salgada, sendo imprópria para o consumo humano. Dos 4,9% que sobram estão na forma de geleiras ou regiões subterrâneas de difícil acesso, e somente os 0,147% que restam estão aptos para o consumo em lagos, nascentes etc.
“A idéia de que o Brasil pode afogar sua população com uma média anual de 36000m³ de água por habitante,é uma falsa impressão. Ao começar pelo fato de que 80% dessa água está na Amazônia, onde vivem apenas 5% da população brasileira. Já o Nordeste, por exemplo, com quase 1/3 da população, tem apenas 3,3% das disponibilidades hídricas do país”. ( Macedo, 2004, p. 56)
“A disponibilidade da água tornou-se limitada pelo comprometimento de sua qualidade. A situação é alarmante: 63% dos depósitosde lixo no país estão em rios, lagos e restingas. Na região metropolitana de São Paulo, metade da água disponível está afetada pelos lixões que não tem qualquer tratamento sanitário. No Rio de Janeiro, diminuiu-se a oferta de água para fins de uso doméstico e industrial devido à poluição crescente por esgoto urbano. A Região Norte, que tem a maior reserva de água doce do Brasil, é a que maiscontamina os recursos hídricos despejando agrotóxicos, mercúrio dos garimpos e lixo bruto nos rios”.
(Macedo, 2004, p. 56).




Conceitos de qualidade


A implantação de sistemas de gestão de qualidade não se originou apenas por modismo ou tampouco nasceu de projetos acadêmicos. O modo de vida dos consumidores e a eficiência das empresas em seus ramos de negócio agoradependem do desempenho, confiável e consistente, de produtos e serviços, sem haver tolerância para a perda de tempo e custos de falhas. A qualidade, portanto, torna-se estratégia básica para a atual competitividade.
Conforme Paladini (1997, p.16), a “qualidade é muito mais de que algumas estratégias ou técnicas estatísticas. É, antes, uma questão de decisão, que se reflete em políticas defuncionamento da organização, é uma definição que compromete e requer esforço de quem pretende adotá–la: o compromisso de sempre atender ao consumidor, da melhor forma possível e o esforço de otimizar todas as ações de processo que contribuem para este fim”.
A qualidade de um produto ou serviço é aquela que atende o cliente quanto à confiança, com valor acessível, de forma segura, no...
tracking img