Trabalho de pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PESQUISA OPERACIONAL

“A NOTE ON THE APPLICATION OF THE DATA ENVELOPMENT ANALYTIC HIERARCHY PROCESS FOR SUPPLIER SELECTION”

São Paulo
2012
INTRODUÇÃO

Primeiramente, cumpre dizer que a seleção de fornecedores é uma questão que vem sendo amplamente pesquisada na literatura. Assim, esse problema necessita de uma tomada de decisão por múltiplos critérios e pode ser resolvidousando os processos de rede analítica (ANP) e de hierarquia analítica (AHP), ambos desenvolvidos por Saaty.
Recentemente, Sevkli utilizou um recém desenvolvido método de envoltória de dados do processo de hierarquia analítica (DEAHP) para a seleção de fornecedores e, através da realização de um estudo de caso de BEKO na Turquia, chegou à conclusão que o DEAHP supera o método AHP, proporcionandoentão uma melhor decisão para a seleção dos fornecedores. Desse modo, temos que o DEAHP é uma variante do AHP, e foi desenvolvido recentemente por Ramanathan.
Referido método consiste em empregar um conjunto de dados de analise envoltória do modelo para a derivação de peso e uma agregação na AHP, sendo capaz de derivar pesos verdadeiros com perfeita consistência de pares de matrizes de comparação.Já para pares de matrizes inconsistentes, produz ás vezes pesos intuitivos não lógicos e inaceitáveis. Fazendo assim sua aplicação pouco viável.

“A NOTE ON THE APPLICATION OF THE DATA ENVELOPMENT ANALYTIC HIERARCHY PROCESS FOR SUPPLIER SELECTION”

DEAHP E SUAS FRAQUEZAS

O DEAHP analisa cada linha de uma matriz como um DMU e cada coluna como uma saída assumindo uma entrada de manequimconstante para todos os DMUs; sendo que cada DMU tem “n” saídas e uma constante entrada de manequins, com base na seqüência de entrada do modelo CCR é construído para a obtenção dos pesos locais do par-wise comparados da matriz. Hoje, está provado que o modelo DEAHP pode derivar pesos verdadeiros se a matriz de comparação for de pares perfeitamente consistentes, porém, para matrizes de comparação depares inconsistentes o método não é muito eficaz.
O DEAHP pode algumas vezes produzir pesos ilógicos para matrizes de comparação de pares inconsistentes, nesse sentido, o DEAHP não pode proporcionar uma decisão melhor em relação ao AHP.
Pode-se dizer então que o DEAHP é insensível a variações de algumas das comparações, causando uma dificuldade em se tomar uma decisão final quando os pesos doscritérios não são considerados, o que dificulta o processo de agregação de pesos locais e resultando em uma solução do modelo desnecessária para quando os pesos dos critérios são considerados.

RE-EXAME DO ESTUDO DE CASO DA BEKO NA TURQUIA

A BEKO, uma grande empresa fabricante de TVs da Turquia, é a segunda empresa líder da Europa e o único grupo turco listado na Global Fortune 500 em 2005.No caso, seu problema para a seleção de fornecedores de tubo de TV, inclui seis critérios de avaliação, 25 sub-critérios e 3 fornecedores.
Os critérios de avaliação são definidos como recursos humanos, avaliação de desempenho, avaliação do sistema de qualidade, os critérios de negócios, fabricação e uso da tecnologia de informação; sendo que cada um é decomposto em 3 a 6 sub-critérios, com umtotal de 25 sub-critérios em todos.Tais sub-critérios como: entrega, número de empregados, qualidade de expedição, análise de custo, estrutura organizacional, número de pessoal técnico, formação, compromisso de gestão, planejamento, inspeção de qualidade, capacidade de produção, qualidade, manutenção preventiva, transporte, prazo de entrega, armazenagem e embalagem, técnicas e equipamentos,reputação, desenvolvimento de novos produtos, localização geográfica, capacidade técnica, patente de preço, FRID(identificação de radio freqüência), EDI(intercâmbio eletrônico de dados), e internet.
Para confidencialidade das empresas fornecedoras, os fornecedores são enumerados de 1, 2 e 3. As matrizes dos pares de comparação dados na tabela indicam o autovetor (EV) de peso e os pesos DEAHP onde...
tracking img