Trabalho de pedagogia primeiro periodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1- Introdução
2- Desenvolvimento
2.1-apresentação da Escola

2.2-Perguntas Realizadas Durante a Entrevista:

2.2.1- Quais as principais mudanças que ocorreram em relação aos conteúdos escolares (tipos de disciplinas, currículos das séries) e ao tempo de permanência dos alunos na escola (diário e anual)?

2.2.2- Houve mudança no processo de ensino e aprendizagem (ou seja, no mododos professores ensinarem e dos alunos aprenderem e estudarem)?Quais?Por quê?

2.2.3- Como era e como é trabalhada a questão da disciplina (obediência às regras e normas de comportamento e convivência)?

3-Considerações Finais
Referências

1-Introdução
A Produção Textual Interdisciplinar destina-se a uma reflexão através da analise e compreensão da função desenvolvida pelo educador dopassado comparado com a dos dias atuais, expondo as mudanças inseridas ao processo de ensino, e como as mesmas foram aplicadas de forma a desenvolver positivamente ambos os papeis educador e educado, sem causar grandes transtornos no ambiente escolar. Onde o intuito e compreender melhor os métodos e as principais mudanças no espaço escolar, enriquecendo cada vez mais o trabalho do professor.
Nestefoi realizado uma entrevista com a profissional Miriam, atuante na área há oito anos, Pedagoga Licenciada e Pós Graduada, que hoje ocupa uma cadeira como professora de Sociologia em uma escola renomada e reconhecida por ser uma grande instituição de ensino.

2- Desenvolvimento
2.1- apresentação da Escola
Escola de 1º Grau “Amélio Forechi”.
Esta foi Inaugurada em 16 de Junho de 1969 sendo em 27de junho de 1970 registrada no Diário Oficial seu ato de criação de Escolas Reunidas “Amélio Forechi” dada pela portaria nº 08-p. Onde no ano de 1970 passou a ser reconhecida por Escola de 1° Grau “Amélio Forechi´”.
Em 28 de fevereiro de 1988, inicia-se uma nova história com a inauguração de um novo prédio que veio felicitar e satisfazer aos alunos, funcionários e comunidade em geral, que tantovinha sofrendo por não terem uma escola com condições físicas para atender suas necessidades. Sendo este mais uma vez ampliando em 2010 com um novo anexo, o que possibilitou atualmente receber um numero muito maior de alunos de sua comunidade e de comunidades vizinhas.
O que foi o inicio de um grande progresso nesta instituição, pois se criou um numero muito maior de vagas, ocasionou melhorescondições de ensino e consequentemente agregou valores de suma importância a mesma.

2.2- Perguntas Realizadas Durante a Entrevista:
2.2.1- Quais as principais mudanças que ocorreram em relação aos conteúdos escolares (tipos de disciplinas, currículos das séries) e ao tempo de permanência dos alunos na escola (diário e anual)?
O currículo diz respeito à seleção, sequencia e dosagem de conteúdos aserem desenvolvidos em situações de ensino-aprendizagem. Este Compreende os conhecimentos, ideias, hábitos, valores, convicções, técnicas, recursos, artefatos, procedimentos, símbolos etc. Dispostos em conjuntos de matérias/disciplinas escolares e respectivos programas, com indicações de atividades/experiências para sua consolidação e avaliação.
Há quem o considere mera transposição dossaberes/fazeres de referência para a sala de aula, mas é sabido que o modo como os elementos culturais são organizados em situações escolares apresenta certa singularidade, que constitui um tipo peculiar de saber – o saber escolar. Na prática, o currículo tem se revelado uma espécie de reinvenção onde estudos sobre a história das disciplinas escolares demonstram que a produção e veiculação do saberescolar seguem trajetórias sinuosas e tumultuadas, num processo de lutas de diversas dimensões.

2.2.2- Houve mudança no processo de ensino e aprendizagem (ou seja, no modo dos professores ensinarem e dos alunos aprenderem e estudarem)?Quais?Por quê?
A aprendizagem dos alunos de modo ativo é o objetivo desse enfoque. O professor é visto como mediador para promover essa aprendizagem, sendo visto...
tracking img