Trabalho de parcelamento de solo urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

TRABALHO DE PARCELAMENTO DE SOLO URBANO

PALMAS-TO
Mês/ Ano

(Nome Aluno)

TRABALHO DE PARCELAMENTO DE SOLO URBANO

Trabalho apresentado como exigência parcial para a conclusão da disciplina de Projeto de Urbanismo II do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal doTocantins, sobre a orientação do professor Fulano de tal

PALMAS-TO
Mês/ Ano

1. INTRODUÇÃO

A principal finalidade do planejamento deste micro-parcelamento é a elaboração de propostas preliminares para melhorar os espaços dentro da gleba, observando o entorno já existente a fim de melhorar o espaço público e privado sempre viabilizando custos e benefícios.
A caracterização e analise foramdesenvolvidas com base em levantamentos realizados através de visitas in locu, mapas, fotografias e a legislação vigente.
O diagnóstico físico da área visa o embasamento das melhores propostas a partir de idéias sustentáveis, educativas e viáveis.
As propostas incorpora transversalidade e continuidade nas relações envolvendo as entidades locais e a sociedade de forma a viabilizar a implementação doProjeto.
O interesse é gerar espaços de excelência, qualificado, democrático, agradável, limpo e seguro. Que possa representar suas potencialidades positivas latentes. Melhorando a Paisagem existente e criando novas, sempre que necessário. A atuação do Planejamento na esfera do espaço público atinge as áreas verdes, seu entorno, passeios, mobiliário urbano e trânsito, entre outros. Para Abbud(2008), o sucesso do projeto está diretamente relacionado ao atendimento dos desejos e necessidades das pessoas, especialmente no que se refere aos equipamentos e locais para atividades. E para que isso aconteça é fundamental observar que nem todo mundo é igual e cada faixa etária gosta ou precisa de coisas diferentes. Um espaço urbano de qualidade implica também na qualificação das edificações,uma vez que estas impactam no entorno, seja pela estética, seja pelos usos que abrigam.
Atividades econômicas e culturais integradas e potencializadas incluindo diretivas visando uma dinamização econômica sustentável, compatível com as características paisagísticas e as potencialidades da área, totalmente subutilizadas para o uso cultural e de lazer.
A Sustentabilidade do Plano é determinada noGerenciamento setorial com a participação e comprometimento dos diversos agentes envolvidos a atuação nas diversas áreas da gestão necessárias a efetivação do Plano, sua conservação e relações com a sociedade têm como principais finalidades garantir uma participação fluida da sociedade, obter recursos para a realização e continuidade dos projetos e ações.

2. LOCALIZAÇÃO

A área do parcelamentoestá localizada na região Sudeste da cidade de Palmas - Tocantins, a capital planejada que surgiu na década de 1990. Por ter sido concebida com o fim de ser um centro administrativo, possui uma economia com um setor de serviços mais desenvolvido comparado aos outros setores da economia. A participação da agropecuária na economia palmense ainda é considerada pequena. A economia é predominantementeformal, composta principalmente por sociedades limitadas e firmas individuais. A empresa mais comum no município é micro, sendo elas que compõem mais de 80% das 4.394 empresas palmenses, é o que afirma a Prefeitura Municipal Palmas (2009)
Ainda de acordo com a Prefeitura Municipal de Palmas (2009) a cidade conta com aproximadamente 200 mil habitantes. 70% das quadras habitadas e 70% já estãopavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população.
A gleba encontra-se numa parte bem aglomerada da cidade, a taxa de ocupação do entorno atinge aproximadamente 85% dos lotes habitados (Mapa 01). Isso nos prende a uma linguagem de urbanismo que não pode ser desassociada totalmente do que já existe nos arredores do terreno que será usado para o...
tracking img