TRABALHO DE OMC GEST O P BLICA 6 SEMESTRE 2014 PRONTO

1575 palavras 7 páginas
FACULDADE JK - UNIDADE SAMAMBAIA
ADMINISTRAÇÃO

OMC(Organização Mundial do Comércio)

Brasília, Novembro de 2014.

FACULDADE JK - UNIDADE SAMAMBAIA
ADMINISTRAÇÃO

OMC(Organização Mundial do Comércio)

Trabalho apresentado a Faculdade JK como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Gestão Pública.

Orientador: Profº : Nélio Cavalcante

Brasília Novembro de 2014
1 SUMÁRIO

1 SUMÁRIO 3
2 RESUMO 4
3 INTRODUÇÃO 5
4 OMC 6
5 FUNÇÕES DA OMC 7
5.1 AS REUNIÕES DA OMC 7
6 TIPOS DE ACORDO DA OMC 8
7 OMC EM TEMPOS ATUAIS 9
8 CONCLUSÃO 10
9 BIBLIOGRAFIA 11

2 RESUMO

A presente pesquisa tem por objetivo o estudo da Organização Mundial do Comércio(OMC) que é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakech.
Atualmente, a OMC coordena a Rodada de Doha, que teve início em 2001 e ainda não terminou. Com a participação de 149 países (inclusive o Brasil) esta rodada tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial no mundo, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico. Os principais temas tratados na rodada de Doha são: tarifas de comércio internacional, processos de facilitação de comércio, subsídios agrícolas e regras comerciais.
Na OMC, quem manda são os países-membros, hoje, 159. São eles que decidem as regras e as rodadas de negociação para abertura do comércio mundial, a essência da organização. E é por causa da profunda divisão entre eles que a Rodada de Doha, lançada em 2001 para promover a liberalização do comércio mundial, está praticamente enterrada. A mais alta instância da OMC é a conferência ministerial dos países-membros, que acontece a cada dois anos.

Palavras – Chave: Livre comércio. Comércio internacional. Países membros.

3 INTRODUÇÃO

A Organização Mundial do Comércio (OMC) que é uma

Relacionados