Trabalho de metrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Departamento de Materiais e Construção
Disciplina de Metrologia Mecânica
Prof. Dr. Volnei Andersson









RELATÓRIO DEMONSTRATIVO DE MEDIÇÃO E VERIFICAÇÃO DO PASSO DA ROSCA DE UM PARAFUSO UTILIZANDO UM MICROSCÓPIO DE PROJEÇÃO


























Nomes: Evandro Halmeschlager 33014Adolfo Rafael Nunes Griep 33004


Rio Grande, 10 de Outubro de 2005

INTRODUÇÃO


O presente Relatório foi elaborado tendo em vista a medição e verificação do passo de rosca de um parafuso, que foi escolhido aleatoriamente e medido por meio de método específico para este fim, método que será apresentado e descrito posteriormente, utilizando um microscópio de projeção.Todas as atividades foram realizadas no Laboratório de Metrologia da FURG no Campus Carreiros. O material bibliográfico utilizado, bem como o parafuso foram cedidos pelo laboratório. Cabe salientar que todo o experimento teve a supervisão do técnico responsável pelo laboratório. O parafuso será referenciado neste trabalho como “peça”.CARACTERÍSTICAS DA PEÇA

A peça utilizada como corpo de medição foi cedida pelo Laboratório de Metrologia FURG – Campus Carreiros. Trata-se de um parafuso pertencente ao dispositivo Grampo de Fixação do Microscópio Projetor de Ferramentas, possui cabeça estreita, com duas abas para o uso de chave de boca. Para evitar um possível deslocamento da peça no momento da medição, umaporca foi acoplada ao corpo do mesmo, para garantir-lhe estabilidade. A seguir o desenho técnico do parafuso.




Onde,
L = 58 mm (Comprimento Nominal da Peça)
D = 19 mm (Diâmetro da cabeça da Peça)
d = 6 mm ( Diâmetro primitivo da Peça)











CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO ADOTADOSForam utilizados para tal experimento dois diferentes sistemas de medição, ambos localizados no Laboratório de Metrologia FURG Campus Carreiros

Microscópio de Projeção
Marca: AusJena 11453
Faixa de Medição: 0 – 360º
Divisão de Escala: 0,01 mm


Paquímetro
Marca:
Faixa de Medição: 0 – 150 mm
Resolução: 0,01mm


IDENTIFICAÇÃO DO TIPO DE ROSCA DO PARAFUSO

Para identificação dotipo de rosca presente no parafuso em questão, mediu-se o diâmetro externo (d) do mesmo, utilizando um paquímetro. A leitura feita acusou um valor de 6 mm. Buscamos então este valor na Tabela de Roscas ( anexo), o que determinou ser a rosca do tipo Métrica, classificada em M6 de passo teórico 1mm. Este passo teórico foi facilmente verificado através do uso de um pente de roscas, na parte ondeindicava Rosca Métrica (ângulo de 60º).










APRESENTAÇÃO E CÁLCULO DO ÂNGULO DE HÉLICE


Para dar continuidade ao nosso experimento, foi preciso usar o ângulo de hélice especifico para este tipo de rosca, neste caso, M6 de passo 1 mm. A apresentação da fórmula, bem como o cálculo do ângulo de hélice serão apresentados a seguir.



Ψ = arc tg (p/лd2)
Equação 1- ângulode hélice




Onde, p = passo teórico
d2 = diâmetro primitivo






Substituindo na equação o valor de p = 1 mm e d2 = 5,350 mm (previamente obtidos na Tabela de Roscas),obtemos o Ângulo de Hélice igual a 3,4º (Ψ = 3,4º).





ESCOLHA DO MÉTODO DE MEDIÇÃO

Tendo em vista que a rosca da peça a ser medida, não era uma rosca de precisão, foi escolhido oMétodo da Silhueta, sendo este método não indicado nos casos em que se precisa obter uma medição com alto grau de precisão pois o mesmo é acompanhado de erro sistemático.

[pic]



Tendo sido feitas as leituras, calculamos então o passo médio da rosca.




Pm = ½ [Pm’ + Pm”] onde, Pm = Passo médio
Pm’ = Passo médio tomado acima do...
tracking img