Trabalho de metalurgia aço zircônico

877 palavras 4 páginas
TRABALHO DE METALURGIA
AÇO ZIRCÔNIO ( ZR )

História
O nome provavelmente tem origem no persa zargun (parecido com ouro), devido ao aspecto do mineral zirconita. Em 1789, o químico alemão Martin Heinrich Klaproth verificou que a zirconita continha um novo elemento. Em 1824, Jöns Jakob Berzelius (químico sueco) isolou o metal na forma impura através do aquecimento do fluoreto com potássio. O zircônio puro só foi obtido em 1914.
Composição
O zircônioPB ou zircónioPE ( do francês zircon, zircão ) é um elemento químico de símbolo Zr de número atômico 40 ( 40 prótons e 40 elétrons ) e de massa atómica igual a 91 u. À temperatura ambiente, o zircônio encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 4 ( 4B ) da classificação periódica dos elementos.. É um metal duro, resistente a corrosão, utilizado principalmente no revestimento de reatores nucleares, seu ponto de fusão 2128 K (1855 °C ) e seu tempo de ebulição 4682 K (4409 °C ).

Aplicações
É utilizado principalmente ( em torno de 90% do consumo ) como revestimento de reatores nucleares, devido a sua secção de capturas de neutrons ser muito baixa. Se utiliza como aditivo em aços obtendo-se materiais muito resistentes. Também é empregado em ligas com o níquel na indústria química devido a sua resistência diante de substâncias corrosivas. Devido às sua resistência à corrosão está a ser usado como substituto do Crómio Hexavalente nas linhas de Tratamento de Superficie de Alumínio.

O Zincônio é muito importante para a indústria bélica.
O óxido de zircônio impuro se emprega para fabricar utensílios de laboratório que suportam mudanças bruscas de temperaturas, revestimentos de fornos e como material refratário em indústrias cerâmicas e de vidro. É um metal bastante tolerado pelos tecidos humanos, por isso pode ser usado para a fabricação de articulações artificiais. Também é empregado em trocadores de calor, tubos de vácuo e filamentos de lâmpadas. Alguns de seus sais são empregados para a a fabricação de

Relacionados