Organelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia Celular -Resumos
Membrana Plasmática- podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela.Permeabilidade seletiva.Elasticidade. Sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá de forma homogênea.Há dois tipos de substância que atravessam amembrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá se estas substâncias forem menor do que o tamanho do poro desta proteína.No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem maisfacilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula.
Citoplasma- Nas células dos seres eucariontes há um espaço entre a membrana plasmática e a membrana nuclear. Este espaço é denominado Citoplasma.O Citoplasma é composto pelo hialoplasma, uma matéria coloidal (viscosa). NoCitoplasma, encontramos as organelas celulares (animal e Vegetal). Nas células bacterianas possuem inúmeros ribossomos, responsáveis pela síntese proteica. Favorece a estrutura da célula, mantendo sua consistência e forma. Armazenamento de substâncias químicas essenciais para a manutenção da vida.
Núcleo- funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula,armazenar suasinformações genéticas e Controle das atividades celulares. A maior parte das células de nosso corpo possui um único núcleo. Contudo, há células que não possuem nenhum (glóbulos vermelhos maduros) e outras que possuem vários, como, por exemplo, às células musculares esqueléticas. Como nem todas as células possuem um núcleo definido, a biologia as dividiu em dois grupos: as eucariontes (células com núcleodefinido) e as procariontes (células sem núcleo definido).Dentro destes dois grupos, é importante sabermos que mesmo as células procariontes possuem DNA. Neste caso, ao invés de concentrar-se no núcleo, como ocorre com as células eucariontes, o DNA geralmente se encontra no nucleóide. No caso das células eucariontes, o núcleo encontra-se separado pelo envoltório nuclear, que, além de ter a funçãode separar o núcleo do citoplasma, comunica-se com o citoplasma através dos poros nucleares. Estes poros, são os responsáveis pelo controle da troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.Dento do núcleo, encontram-se corpos em formatos esféricos denominados nucléolos, compostos protéicos, DNA e RNA e os genes nucleares, também conhecidos como código genético. Estes genes são os responsáveisnão só pelas características hereditárias, como também, pelo controle da maioria das atividades realizadas pelas células.
Ribossomos - Os ribossomos são formados a partir das células procarióticas e eucarióticas do núcleo celular. É composto por diversas proteínas e também pelo flagelo ribossomático. Os ribossomos são ricos em ácido ribonucleico. Como a célula necessita de muita proteína para sedesenvolver, ela possui milhares de ribossomos em seu citoplasma. Os ribossomos atuam também na síntese das cadeias polipeptídicas.
Lisossomos- Os lisossomos são formados no Complexo de Golgi,Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células; Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas. Este processo é conhecido comoautofagia.
Mitocôndrias- Para obter energia, a célula obrigatoriamente precisa de glicose. A mitocôndria tem a função de quebrar a glicose introduzindo oxigênio no carbono, o que resta é o gás carbônico, que sairá através da expiração.Este processo realizado por esta importante organela celular é conhecido como respiração celular. Quanto mais a célula necessitar de energia para realizar suas...
tracking img