Trabalho de iprp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
República de Angola
Ministério da educação
Instituto Superior Politécnico da Huíla

Linguagem
de
Programação
Java

(Trabalho em grupo de IPRP)

Lubango, Abril 2013

Instituto Superior Politécnico da Huíla
1ºano de Engenharia de Computação
Turma: A Manhã
Grupo nº1

Integrantes:
1. Alfredina cecília
2. Geraldine Tchimbali
3. Gilson Manuel
4. João Camota
5.José Tchicusse
6. Lázaro Domingues
7. Sofia Martins

Índice
Introdução 4
Linguagens de programação 5
Java (Linguagem de programação) 6
História 6
Características 7
Sua importância 8
Vantagens e desvantagens 8
Vantagens 8
Desvantagens 9
Primeiro aplicativo em Java (no Microsoft© Windows®) 10
Requisitos 10
Criação do aplicativo 10
Ambientes de desenvolvimento 14Bibliografia 14

Introdução
Em qualquer sociedade a comunicação entre os seus membros é mediatizada por uma linguagem. Este princípio aplica-se às formigas, aos macacos, aos seres humanos, ou seja, a qualquer conjunto de entidades onde existe o sentido de colectivo: Desde a sua invenção os computadores passaram a fazer parte da nossa sociedade tornou-se incontornável a necessidade de falarmoscom “eles” por meio de uma linguagem.
Surgem assim as linguagens de programação, que com a evolução foram ganhando mais consistência dando origem às linguagens como: javaScript; Java; C entre outras.



1 Figura 1- Exemplo de código de programação (em C)

Linguagens de programação
Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. Éum conjunto de regras sintácticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai actuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais acções devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.
O primeirotrabalho de linguagem de programação foi criado por Ada Lovelace, grande amiga de Charles Babbage. O projecto da primeira calculadora mecânica programável foi idealizado por Charles Babbage que, após gastar fortunas e um longo tempo, não conseguiu concretizar o projecto. A linguagem de programação ADA foi baptizada em homenagem a esta primeira programadora.
O primeiro compilador foi escrito porGrace Hopper, em 1952, para a linguagem de programação A-0. A primeira linguagem de programação de alto nível amplamente usada foi Fortran, criada em 1954. Em 1957 foi criada B-0, sucessora da A-0, que daria origem a Flow-Matic (1958), antecessor imediato de COBOL, de 1959. O COBOL foi uma linguagem de ampla aceitação para uso comercial. A linguagem ALGOL foi criada em 1958-1960 O ALGOL-60 teve grandeinfluência no projecto de muitas linguagens posteriores
A orientação a objectos é outro marco importante na história das linguagens de programação. A linguagem Simula 67 introduz o conceito de classes. A linguagem Smalltalk expande o conceito de classes e se torna a primeira linguagem de programação que oferecia suporte completo à programação orientada a objectos. A linguagem C++ (originalmenteconhecida como C com classes) populariza a orientação a objectos. Diversas linguagens de programação surgiram desde então, grande parte orientadas a objectos. Entre estas incluem-se: C♯, VB.NET, Ruby, Object Pascal, Objective-C, Php, Python, SuperCollider e Java…
Contudo, Java é uma linguagem de programação orientada a objecto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiadapor James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem.

Java (Linguagem de programação)

História
O Java é uma linguagem...
tracking img