Atps psicologia da aprendizagem 3sem.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de São José dos Campos

-------------------------------------------------
Psicologia da Aprendizagem

Ana Paula RA:
Edilanne RA:
Evelyn RA:

São José dos Campos
Junho/2012

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza,e os processos como: Sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática social, lhes coloca nocotidiano. Dessa forma, a psicologia poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, construir e transformar os seus métodos docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor e de construção da identidade do aluno, ajudando, assim, a formar um novo cidadão.
Ao transmitir o conhecimento para os alunos oprofessor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo de aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor é favorecer a inter-relação entre sujeito (aluno)e o objeto de seu conhecimento(conteúdo escolar); nessa mediação, o saber do aluno é uma dimensão importante do seu processo de conhecimento.
Pode-se perceber que não há uma concepção única dessa proposta.
A perspectiva sócio-construtivista concebe o ensino como uma intervenção intencional nos processos intelectuais, sociais e afetivos do aluno, buscando sua relação consciente e ativa com osobjetos de conhecimento. Esse entendimento implica, resumidamente, afirmar que o objetivo maior do ensino é a construção do conhecimento pelo aluno, de modo que todas as ações devem estar voltadas para sua eficácia do ponto de vista dos resultados no conhecimento e desenvolvimento do aluno. Tais ações devem pôr o aluno, sujeito do processo, em atividade diante do meio externo, no qual deve ser‘inserido’ no processo como objeto de conhecimento, ou seja, o aluno deve ter com esse meio uma relação ativa, uma espécie de desafio que o leve a um desejo de conhecê-lo.
Partindo da visão da personalidade como constituída com base em um processo relacional, que portanto se forma também nas relações dentro da escola.
Percebe-se então que, dessa maneira a aliança entre Educação e Psicologia éincontestável e bastante antiga, e contribui para buscar respostas sobre como se aprende, quem é o sujeito da aprendizagem, como se deve ensinar, levando em conta as características psicológicas dos alunos, se é ou não válido aplicar punições e prêmios, qual é a importância da informação no desenvolvimento humano, em que consiste o ato de comunicação, o que interessa e dá prazer ao aluno quanto aoaprendizado escolar.
A psicologia também, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, é possível a adquirir saber e cultura acumulados. Portanto, o papel do professor nesse processo, é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento.
A suacontribuição no campo Educacional, é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas. Ocupa papel de fundamental importância e tende a intensificar-se cada vez mais.
A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que...
tracking img