O monaquismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Monaquismo

Monaquismo, é um modo de vida praticado por pessoas que tenham abandonado o mundo por motivos religiosos e dedicam as suas vidas, separadamente ou em comunidade, a perfeição espiritual. A palavra “monaquismo” vem do grego monachism = aquele que está só, designa uma forma de vida cristã totalmente consagrada a Deus no retiro, no silêncio, na oração, na penitência e no trabalho. Aesta palavra associa-se uma outra, “monge”, que deriva do grego monos (único, só). Baseadamente, designa aquele que vive solitário, que dedica a sua vida ao serviço de Deus, dedicação essa assumida livremente e que pressupõe o cumprimento das normas estabelecidas numa Regra, baseando-se sempre nos conceitos de castidade, pobreza e obediência. Embora tenha assumido formas diferentes, o Monaquismotem sido uma constante na vida de várias religiões, à partida completamente distintas, revelando-se acima de tudo como "algo universal e inseparável à condição dos fiéis que pretendem desenvolver a sua vida espiritual no sentido da perfeição".

Origem do Monaquismo
Houve formas de monaquismo pré-cristão na Índia, na Palestina, no Egipto, na Siria, etc. O monaquismo cristão tem apoios imediatosno próprio Evangelho, onde Deus aconselha a deixar tudo e seguir incondicionalmente Cristo. Acredita-se, com base no testemunho de S. Paulo, que nas primeiras décadas do Cristianismo havia homens e mulheres que se privavam do casamento para se poderem consagrar completamente ao reino de Deus.
No século III essa modalidade de vida espiritual tomou a forma eremítica, os cristãos retiravam-se para odeserto, tendo como modelo S. Antão, este é considerado o “Patriarca do Monaquismo”, filho de família rica, ouviu o apelo do Senhor proclamando na Igreja e resolveu deixar tudo, afastando-se para o deserto do Egipto.

A vida eremítica teve revelações de grande generosidade: os monges viviam em silêncio, a trabalhar na confecção de cordames, cestas, esteiras e dedicavam longas horas à oração.Alguns eremitas dedicaram-se a formas de castigo muito pessoais. Além de uma verídica vida de oração e penitência, oferecida a favor da Igreja, os eremitas ou “padres do deserto” contribuíram em muito com a teologia e filosofia, através de escritos, que ainda hoje enriquecem a doutrina cristã. A vida eremítica foi cedendo aso à vida cenobítica ou comunitária. Esta apresentava vantagens a saber:mais frequente a ocasião de se praticar a caridade e controle da comunidade sobre atitudes e comportamentos, dos monges eremitas, S. Pacômio foi o primeiro organizador da vida cenobítica, que ele quis submeter a uma regra e a um superior chamado “Abade” (=Pai); a Regra, visava a regulamentar a disciplina dos monges na oração, no trabalho, no vestuário, na alimentação, apresentando um caminho desantificação concebida pela sabedoria do Fundador. A casa dos cenobitas tomou o nome de monastérion em grego.
Os monges eram quase todos leigos, isto é, não recebiam as ordens sacras, o número de sacerdotes nos mosteiros correspondia às necessidades do serviço interno da comunidade. Só na idade Média é que se propagou o costume de conferir o presbiterato aos monges. S. Pacómio era tão rigoroso queexcluía por completo a possibilidade de ordens vindas de monges, pois julgava que estes lhes podiam suscitar o desejo de honras e encargos de projecção.

Cenobitas: Viviam em casas ou mosteiros sem abade. Queriam distanciar-se do mundo.
Anacoretas: Viviam retirados dos povoados.

Girovagos: Deslocavam- se de terra em terra.
Roedores: Alimentam-se de raízes de plantas.
Emparedados:Sepultavam-se em vida.
Eremitas: Refugiavam- se nos desertos.

O Monaquismo no Oriente
O oriente foi o berço do monaquismo, que se difundiu pelos lugares retirados (se não desertos) do Egipto, da Palestina, da Síria, etc.
Ao lado dos mosteiros masculinos, foi fundado um grande número de mosteiros femininos. Estes tinham raízes especiais na prática de consagrar a virgindade ao Senhor seja mediante...
tracking img