Trabalho de ied

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO DE IED.

1- Significa que a palavra "direito" tem várias acepções e sentidos. Sendo assim, a palavra direito pode significar aquilo que é reto, aquilo que é conforme asleis, ciência que estuda as regras e normas; bem como a faculdade de um indivíduo de exigir o que é seu.

2- A etimologia do termo "direito" vem do Latim - directum, que significa aquilo que é reto oucorreto.

3- O direito como fato social é uma realidade que faz parte da essência humana. A tênue relação entre o direito e sociedade tem como objetivo de empregar ao ser humano vários instrumentoscom o intuito de regrar e limitar as relações sociais. Tal relação é denominada como instrumento de controle social. O que melhor cumpre este papel é o direito, em razão de sua força coercitiva.4- Tal brocardo quer dizer que (onde está o homem estará a sociedade e onde está a sociedade estará o direito. Depreende-se, então, que o direito corresponde à exigência essencial e indeclinável deuma convivência ordenada, pois nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade; logo, não se pode conceber qualquer atividade social desprovida de forma e garantiajurídicas, nem qualquer regra jurídica que não se refira à sociedade.

5- Sim. O próprio brocardo "ubi societas, ibi jus" deixa claro que, mesmo uma sociedade evoluída ou não, terá-se o direito.Isso porque onde existe mais de uma pessoa convivendo, haverá conflitos, e o direito visa essencialmente a resolução desses conflitos interpessoais. Ainda não se tratava de um direito escrito, mas de umconjunto disperso de práticas, costumes e usos, reiterados por um longo período de tempo e publicamente aceitos. O direito corresponde o grau de desenvolvimento da sociedade; logo, uma vez se asociedade é primitiva, o direito também o será.

6- Não. Se enxergarmos sob a ótica do judiciário, em partes, sempre um dos litigantes sairá lesado em um processo. Dessa forma, o direito pode não ser...
tracking img