Trabalho de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Indústria Pré-1930
→ Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país. As atividades agrícolas e o extrativismo absorviam os poucoscapitais e a mão-de-obra, naquele período. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas em nosso território, para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com achegada da família real (1808) e a Abertura dos Portos às Nações Amigas, o Brasil continuou dependente do exterior, porém, a partir deste momento, dos produtos ingleses.

* Indústria Pós-1930
→Começo da industrialização Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café,no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra usada nestas fábricasera, na maioria, formada por imigrantes italianos.

* O período de desenvolvimento.
→Desenvolvimento do ABC paulista.
→1964 início da ditadura no Brasil (militares priorizaram as indústriasde bens de produção e de bens de capital, extração de minério, construção de hidrelétricas, rodovias e telecomunicações.
→1930 consentração de indústrias na região sudeste.

* PNDs
→ PNDsignifica Planos Nacionais de Desenvolvimento. O primeiro plano lançado constava abertura da rodovia Trânsamazônica. O segundo plano de desenvolvimento lançado constava a importância das indústrias de bemde capital.
* Empresas estatais
→ O primeiro impulso para a criação das empresas estatais foi a necessidade de rápida industrialização do Brasil no início da década de 40, em razão da dificuldadede importação de bens e matérias-primas causada pela Segunda Guerra Mundial (entre os anos de 1938 e 1945). Frente à rígida burocracia da administração direta e o incipiente setor privado nacional,...
tracking img