Trabalho de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OMC – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO
A OMC é o fórum multilateral responsável pela regulamentação do comércio internacional. Suas atribuições incluem: negociar regras para o comérciointernacional de bens, serviços, propriedade intelectual e outras matérias que os membros venham a acordar; zelar pela adequada implementação dos compromissos assumidos; servir de espaço para a negociação denovas disciplinas; e resolver controvérsias entre os membros.
  Os diversos órgãos da OMC se reúnem regularmente para monitorar a implementação dos acordos em vigor, bem como a execução dapolítica comercial dos países membros, negociar a acessão de novos membros e acompanhar as atividades relacionadas com o processo de solução de controvérsia. Essas atividades envolvem toda a estrutura daorganização, que compreende os diversos conselhos e comitês.
A OMC sucedeu o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) de 1947, que foi um instrumento estabelecido em bases jurídicasprovisórias, mas que permaneceu em vigor  até 1995. Os países signatários reuniam-se, como Partes Contratantes do Acordo, para a condução dos trabalhos relacionados com as rodadas de negociação, com oacompanhamento da implementação dos compromissos assumidos em matéria de política comercial e com o mecanismo de solução de controvérsias. Dedicava-se o GATT, sobretudo, ao tratamento do comércio de bens eprivilegiava a solução dos contenciosos e a eliminação das barreiras ao comércio por meio da negociação das partes contratantes.

  A Organização atua diante alguns princípios na busca do livrecomércio e também da igualdade entre os países. Princípio da Não-Discriminação: um país ao conceder a outro país um benefício terá obrigatoriamente que estender aos demais membros da OMC a mesma vantagem ouprivilégio. Princípio da Previsibilidade: para impedir a restrição ao comércio internacional este princípio garante a previsibilidade sobre as regras e sobre o acesso ao comércio internacional....
tracking img