Trabalho de geografia sobre as tribos urbanas, realizado por mim juntamente com alguns colegas do 3º ano. orientação: professor antônio.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4.4. Idéias neoliberais implantadas no Brasil
As políticas neoliberais globalizantes começaram, no Brasil, no início dos anos 90, ainda com o presidente Collor de Melo que, de uma maneirasurpreendente, deu início às reformas de Estado. Começou, neste período, a desregulamentação econômica, a abertura do mercado e a planificação da economia (tentativa de diminuir a inflação galopante). Ocorrem,neste período, igualmente, as tratativas iniciais com as instituições internacionais, principalmente o FMI.
As reformas do Estado no governo Collor não foram bem-sucedidas. Nem mesmo a própria eliteempresarial estava preparada para tais mudanças, muito menos a elite política do Brasil, que se mostrou um tanto "preocupada" com os rumos que as reformas do Estado, promovidos por Collor e suaequipe, poderiam desencadear. Foi nesse contexto que o governo Collor viu-se enredado em situações ilícitas, em que processos e acusações de corrupção começaram a acumular... A mídia brasileira, a mesma queapostou no governo Collor e o promoveu, teve que, aos poucos, deserdar o "caçador de marajás" e cair na realidade, mostrando as imagens das numerosas e grandiosas mobilizações sociais, provindas detodos os setores da sociedade civil. Collor de Melo não tinha nenhuma base política, a não ser o seu frágil partido o PRN (Partido da Renovação Nacional) e, talvez, essa tenha sido uma das razões parao processo de impeachment que acabou sofrendo. Collor foi julgado e condenado, tendo que deixar, melancolicamente, seu governo marcado mais por excentricidades, bloqueio da poupança da população epela corrupção do que propriamente pela reforma do Estado que se propusera a fazer. Itamar Franco, vice de Collor, assumiu a presidência da República do Brasil, com um governo mais voltado para aspolíticas internas: as negociações com o FMI dão uma trégua e as reformas do Estado cessam por um curto período.
Ainda no governo Itamar Franco, assume o Ministério das Relações Exteriores, o então...
tracking img