Trabalho de fundamentos da fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NÍVEIS DE ATENÇÃO A SAÚDE
Atenção Primária ou Básica: como o próprio nome já é a primeira atenção que a população recebe, e porta de entrada para os demais níveis.Compreende a este nível ações de promoção da saúde e prevenção de doenças ou agravos em doenças pré-existentes. São responsáveis pelo atendimento deste nível os postos de saúde,Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Atenção Secundária: são os ambulatórios especializados, que atendem á demanda de atenção á saúde de média complexidade. Por exemplo,ambulatório de cardiologia, atendimento ambulatorial de neurologia, atendimento ambulatorial de saúde mental. Para ser atendido neste nível, o usuário precisa ser atendidoobrigatoriamente no nível primário ou em serviços de urgência e emergência.
Os níveis de atenção não são isolados entre si, e um não anula o outro, mantém-se integrados por umsistema de referência e contra-referência. OU seja, um paciente quando precisa de um nível mais especialidade é referenciado ao mesmo, quando o caso diminui a complexidaderetorna ao nível primário por contra-referência.
P.ex:
Uma pessoa possui um mal estar, vai a UBS o médico inicia o tratamento , mas o caso não regride, ele pede examese diagnostica um problema cardíaco. Então é encaminhado ao Cardiologista a nível secundário, este por sua vez, faz uma série de intervenções, mas não obtém resultadossatisfatórios, e então decide que a intervenção cirúrgica é o ideal. O paciente então é encaminhado para a cirurgia, após a realização da mesma, após retorna a atenção primáriaou secundária conforme a necessidade do mesmo. O histórico dele sobre este caso (uma ficha) deve ser preenchida e encaminhada ao sérvio pelo qual ele será atendido.
tracking img