Trabalho de fundamento das ciencias sociasi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx (1818-1883)

O pensamento filosófico de Marx chama-se materialismo dialético.

Para o materialismo o que mais importa na construção do mundo e do ser humano é a matéria o que éconcreto. As idéias, o pensamento, as ideologias, o que consideramos como imaterial ou abstratas são construídas a partir das maneiras pelas quais transformamos o mundo físico isto é, que produzimos ascondições materiais da vida.

Na época de Marx havia uma corrente filosófica chamada de materialismo mecanicista ou vulgar, esta dizia que o movimento da vida, do pensamento, da realidade para seremlegítimos não pode entrar em contradição e devem ser, portanto, lineares. Já o pensamento de Marx admite e entende a realidade como sendo também processual, contraditória e vai propor na dialética, isto éa idéia da tese-antitese-síntese uma explicação para esta realidade processual. Ele propõe uma filosofia materialista, mas o seu materialismo chama-se materialismo dialético.

Marx aponta aseguinte contradição acerca do capitalismo: por um lado acontecia o avanço técnico, o aumento do poder do homem sobre a natureza, o enriquecimento e o progresso, por outro a escravização crescente da classeoperária.

***

O materialismo dialético aplicado na história e na sociedade chama-se materialismo histórico

Conceitos do materialismo histórico:

Infraestrutura: estrutura material dasociedade, sua base econômica, que consiste nas formas pelas quais os homens produzem os bens necessários à vida.
Superestrutura corresponde à estrutura jurídico-política (estado, direito, instituições)e a estrutura ideológica (formas de consciência social)

Portanto no materialismo histórico a tendência é a infraesturura determinar a superestutura. Não quer dizer que vai sempre assim, pois amaneira de sair deste determinismo é agirmos de acordo com a práxis. O homem pode agir contra aquilo que o determina.

Práxis - é a ação consciente do sujeito, o que significa interpretar a...
tracking img