Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Período Socrático ou Antropológico

- Características da democracia grega:
-; afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis.
-> a democracia garantia a todos a participação no governo, e o s que dele participavam tinham o direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobreas decisões que a cidade deveria tomar. Surgia, assim, o cidadão.
- As famílias aristocratas criaram um padrão de educação que afirmava que o home ideal ou perfeito era o guerreiro belo e bom: seu corpo era formado pela ginástica, pela dança e pelos jogos de guerra. Mas o dial da educação da Grécia clássica já não é mais a formação do jovem guerreiro belo e bom, e sim a formação do bom cidadão, dobom orador, isto é, aquela que saiba falar em público e persuadir os outros na política.
- Sofistas: diziam que os ensinamentos dos filósofos cosmologistas estavam repletos de erros e contradições e que não tinham utilidade para a vida da polis.
- Sócrates: revelou-se contra os sofistas dizendo que não eram filósofos, pois não tinham amor pela sabedoria nem respeito pela vontade, já quedefendiam qualquer idéia, se isso fosse vantajoso. Corrompiam o espírito dos jovens, pois faziam o erro e a mentira valer tanto quando a verdade.
- Sócrates concordava com os sofistas em um ponto: a educação antiga do guerreiro belo e bom já não atendia às exigências da sociedade grega e os filósofos cosmologistas defendiam idéias tão contrárias entre sim que também não eram uma fonte segura para oconhecimento verdadeiro.
- O que propunha Sócrates: propunha que, antes de tudo, conhecer-se a si mesmo.
- O período socrático é antropológico porque está voltado para o conhecimento do homem, de seu espírito e de sua capacidade para conhecer a verdade.
- Características gerais do período socrático:
-; se preocupa com as questões morais e políticas
- O ponto de partida da filosofia é a confiançado pensamento ou no homem como ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão.
- O objeto principal de suas investigações é a moral e a política.
- É feita uma separação radical entre a opinião e a imagem das coisas.

Periodo Sócratico
Características do período socrático, motivos pelos quais Sócrates foi levado a julgamento, por que Sócrates incomodava a eliteateniense com suas idéias?, Por que as perguntas de Sócrates deixava os gregos embaraçados?, Por que Sócrates considerava as opiniões falsas?

O período socrático apresenta como características:
A filosofia se volta para as questões humanas: ações, comportamento, crença e valor
Estabelecem procedimentos que nos levam a verdade
Busca encontrar a essência dessas virtudes e valores: justiça,coragem, amizade, piedade, amor.
A opinião, as percepções e imagens sensoriais são consideradas falsas, mentirosas, contraditórias para se conseguir a verdade.

Os autos do julgamento de Sócrates alegam que o pensador grego foi condenado por corromper a juventude ateniense, não acredita nos deuses e violar as leis.

Uma das maiores características de Sócrates era a Arte do Diálogo. Sócratesfazia perguntas sobre as idéias, sobre os valores nos quais os gregos acreditavam e que julgavam conhecer. Com tais perguntas e atitudes, ele não ensinava, mas sim fazia com que seu interlocutor refletisse sobre seu conhecimento, usasse a razão e encontrasse os pontos fracos de seu pensamento, deixando os interlocutores embaraçados, irritados, curiosos, pois, quando tentavam responder ao célebre “oque é?”, descobriam surpresos, que não sabiam responder e que nunca tinha pensado em suas crenças, em seus valores e em suas idéias e como essas conversas ocorriam em lugares abertos, como praças ao mercado, dialogar com Sócrates, muitas vezes era se expor ao ridículo na frente da sociedade ateniense.

Para os sofistas, o que existe são opiniões: boas e más, melhores e piores, mas jamais falsas...
tracking img