Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO



CLEMILDA GADEIA BRITO DOS SANTOS




















Brumado
200


CLEMILDA GADEIA BRITO DOS SANTOS









ESTIMULAR O EXERCÍCIO CRÍTICO E REFLEXIVO PARA QUE A PRÁTICA DO ADMINISTRADOR SE TORNE SIGNIFICATIVA.








Trabalhoapresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Filosofia


Prof.: Márcia Bastos de Almeida

















Brumado

2010

No complexo mundo em que vivemos, a ciência (e todas as demais formas de construção do saber) avançam a cada dia, pois novos conhecimentos são necessáriospara resolver novos e mais complexos problemas. Convivemos diariamente com uma verdadeira avalanche de informações, que precisam ser captadas, filtradas e compreendidas, assim como inúmeras situações que envolvem conflitos, soluções de problemas e decisões que precisam ser tomadas rapidamente.
As organizações querem colocar as pessoas certas nos lugares certos porque estão cientes de queisso as tornará mais competitivas. Para tanto, é preciso haver diálogo entre líderes e colaboradores, derrubar hierarquias desnecessárias, dividir o que se sabe com todos para aprender mutuamente e, com isso, acumular cada vez mais conhecimento individual e para a própria companhia. Este processo começa agora a ser aplicado em empresas de mídia e agências de comunicação no Brasil. Algumas maisdedicadas à lição de casa já esboçam a formação de universidades corporativas para dar novo impulso aos seus talentos. É o caso do Grupo Abril, por exemplo. Se Sigmund Freud, o pai da psicanálise, afirmou um dia que "só o conhecimento traz o poder", as organizações modernas estão descobrindo que o saber compartilhado pode se mostrar muito mais eficaz.
Quando o Administrador age de acordo coma ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando uma boa convivência dentro da empresa. E ele não age com ética, dificilmente ele irá conseguir crescer dentro de uma empresa. Agindo com o mesmo não estará só contribuindo para si, mas para a empresa e para a sociedade (clientes).
A administração contemporânea é hoje mais preocupada com a saúde, com a qualidade de trabalho,entender motivações e vontade, praticar a comunicação necessária. O administrador tem que entender as pessoas, os processos, estar atualizado e ter visão abrangente, se trata de um trabalho intangível, mental, de direção e de ter domínio sobre as pessoas. Portanto dai surge a necessidade de capacitação entre a administração, filosofia (ética profissional), e outras áreas, como da informática , etc...A filosofia da gestão do conhecimento vem permeando a administração de empresas líderes na última década, mas que só agora, no Brasil, começa a ser adotada por veículos e agências de comunicação - ironicamente, quem dissemina o conhecimento no mundo moderno.
Postura essa que está por trás de iniciativas como a do Grupo Abril, que criou este ano o 1º Curso Livre de Humanidades, noqual executivos da área administrativa e editorial se encontravam ao final do expediente, uma vez por semana, para discutir com um grande nome da Filosofia no Brasil temas como o papel do governante na visão de Maquiavel, a crise da razão segundo Nietzsche, ou a dialética defendida por Karl Marx e Friedrich Engels. Algo que aparentemente não tem nada a ver com o mercado de revistas, especialidadeda Abril, a maior editora da América Latina; mas o que se busca é o desenvolvimento do lado humano e a sensibilidade dos profissionais da companhia para que assim possam compreender melhor a cultura dos brasileiros e desempenharem melhor suas atividades.
No mundo agitado e competitivo de hoje, empresas comerciais enfrentam muitos problemas e desafios, cujas soluções muitas vezes são...
tracking img