Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO E FACULDADE ANCHIETA

Trabalho de Filosofia

São Bernardo do Campo
2012
Jaqueline Lopes da Silva

Trabalho de Filosofia

Professor: José Edson Ferreira da Silva

São Bernardo doCampo
2012
Questões

a. Explique a relação, sugerida neste texto, entre a teoria das Ideias de Platão e o pensamento de Agostinho.

Santo Agostinho demonstrava preferência pelo platonismo,classificando-a como a filosofia mais importante e luminosa da antigüidade.

Após se converter ao cristianismo, buscou se libertar das nacos maniqueístas e céticas que possuía antes de abraçar osensinamentos cristãos. Na escola medieval, estudou sobre o problema das relações entre a Razão e a Fé. Mesmo aprofundado na fé, buscou compreender o existencialismo da Razão, e antes do surgimento docogito cartesiano, já evidenciava em seus estudos sobre o indivíduo que existe, vive, pensa e duvida.
Em relação à Platão, Santo Agostinho modificou a noção da teoria das idéias, intensificando que assubstâncias da vida surgem de modelos imutáveis e eternos provindos de idéias divinas, e não num mundo a parte como a teoria das idéias que Platão defendia. No sentido religioso defendia que aquele quevive da fé não busca somente o temporal, mas, sobretudo os bens eternos futuros.

b. Explique como Agostinho explica a questão do mal.

Agostinho foi uma das grandes mentes do Ocidente quetentou resolver o chamado “problema filosófico do mal”. Sua abordagem da questão não foi apenas prática, mas brilhante. Existem dois diferentes aspectos neste problema. Uma maneira de abordar a questão daorigem do mal é levantando um silogismo (uma série de afirmações que formam um argumento coerente: 1) Deus criou todas as coisas; 2) o mal é uma coisa; 3) portanto, Deus criou o mal. Se as duasprimeiras premissas são verdadeiras, então a conclusão é inescapável.

Essa formulação, se sustentada, é devastadora para o cristianismo. Deus não seria bom se ele tivesse criado o mal. Agostinho...
tracking img