Trabalho de ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mobilidade na melhor idade









Tema


O tema mobilidade tem se tornado muito presente em discussões e debates sobre o desenvolvimento das técnicas e resultados da produção no Brasil. Em áreas com o design, arquitetura e engenharia, esse tema é ainda mais forte, já que essas vertentes da produção têm, ou deveriam ter, um foco especial na utilização confortável,eficiente e segura de soluções de mobilidade pelo usuário. Tanto em residências, locais de trabalho, espaços públicos e etc, existe a necessidade do deslocamento e fluxo de pessoas, e a execução desse trajeto permite que todos nós concluamos nossas atividades cotidianas, como trabalhar, estudar, entre outras. O tema que será estudado a frente se refere à ineficiência das soluções e dos meios demobilidade urbana e dentro da residência. Através de pesquisas e observações podemos perceber que as alternativas de mobilidade que nosso mercado oferece são pouco inclusivas e não oferecem os aspectos necessários para a utilização. Podemos tomar como exemplo os ônibus do sistema público de transporte. O ônibus é um mecanismo de mobilidade urbana. E nele temos várias características que não sãoacessíveis a pessoas com qualquer tipo de dificuldade de mobilidade, como a altura exagerada dos degraus, o difícil acesso para cadeirantes, entre outros.
O foco dessa analise ergonômica é o idoso em seu ambiente doméstico. Como foi dito as soluções oferecidas pelo mercado não atendem às necessidades de uma pessoa com certas dificuldades de mobilidade. O idoso, por exemplo, tem várias limitaçõesfísicas oriundas do desgaste biológico de seu corpo, sua estatura diminui, sua capacidade física é menor, e tudo isso o desfavorece no uso dos mecanismos residenciais. Em se tratando de mobilidade do usuário idoso dentro de casa, essas situações ficam ainda mais sérias pois a execução de certos trajetos dentro de casa podem oferecer muito risco sendo motivos de quedas e desequilíbrios.


Metodologiautilizada


O método utilizado para a coleta de informações e aprofundamento no cotidiano e relações do usuário idoso com os produtos e meios de locomoção residenciais foram:


Observação do usuário em situações reais de realização da tarefa de locomoção.

A observação e coleta de informações através de fotos e vídeos foram importantes para que nos fizesse perceber como o usuáriose relaciona com os produtos dentro de casa durante os momentos de locomoção.

Coleta de dados visuais e anotações


O registro visual e escrito das situações que o usuário enfrenta no dia a dia serviu de referência para estudos e análises posteriores. Muita informação importante foi percebida pela análise de fotos, vídeos e etc.

Entrevista com o usuário e com acompanhantesAs entrevistas tiveram o intuito de entender como o usuário se sentia em relação a essa dificuldade de se locomover, nos fez receber também relatos de acidentes e quedas ocorridas devido a falta de soluções mais adequadas às tarefas do usuário e das pessoas que ajudam e supervisionam os idosos dentro de casa.


Resultados

A observação do usuário e da tarefa foi executada daseguinte maneira, primeiro foram observados quais os percursos mais utilizados pelo idoso no seu cotidiano, assim poderíamos perceber onde existem as maiores dificuldades de locomoção e ocorrência de esbarrões e quedas, e assim analisar com mais propriedade o problema. Os percursos mais utilizados pelo usuário eram da cama para o banheiro e do interior da casa (principalmente sala de estar) ao exteriorda casa, como varanda ou quintal.
Na primeira análise do percurso cama-banheiro, foi uma análise sem a presença do usuário, percebemos primeiramente a difícil utilização do espaço. O quarto de um idoso, como qualquer outro quarto, necessita de seu mobiliário, como guarda-roupas, armários, cama, penteadeira, etc. Esses móveis indispensáveis se tornam prejudiciais à tarefa de locomoção do...
tracking img