Os blocos econnomicos supranacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Blocos económicos supranacionais
A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço económico mundial, esta caracteristica geográfica se expressa no final do secúlo XX na formação de blocos economicos em todo mundo.
Entendemos por blocos económicos, a união de países que têm como meta a integração dos aspectos econômicos e sociais, são formados com o intuito de auxiliar odesenvolvimento comercial. Através deles, ocorre a redução ou até isenção de impostos cobrados ou das tarifas alfandegárias, a facilitação de procedimentos burocráticos e do tráfego de mercadorias e serviços. De acordo com pesquisas mundiais, a criação de blocos económicos faz com que haja crescimento contínuo na economia, são formados por países próximos entre si ou que tenham semelhançasculturais ou comerciais.
Blocos económicos supranacionais são grupos de paises que por meio de tratados diplomáticos ou pela própria dinâmica dos fluxos económicos facilitam a circulação de mercadorias e capitais e configuram mercados interiores que quebram as barreiras económicas e alfandegárias entre essas nações.
Comunidade Económica Europeia - União Europeia
Segundo MEDEIROS (1996:42), aComunidade Económica Europeia (CEE) é o nome da organização internacional que existiu de 1958 até 1992, e que neste mesmo ano tornou-se a actual “União Europeia” (EU). Torna-se importante fazer a distinção entre Comunidade Econômica Europeia (CEE) e União Europeia (UE) pois ambas organizações são representativas de 6 estágios preconizados na teoria do processo de integração económica (1. zona preferêncialde comércio, 2. área de livre comércio, 3. união aduaneira, 4. mercado comum, 5. união econômica e monetário, 6. integração econômica total), desenvolvido na década de 60. De acordo com tais estágios, a CEE constituía o quarto passo no caminho a uma união econômica plena entre os países constituintes enquanto a UE estabelece uma união aduaneira e uma política unificada e regulamentação decirculação de capital, bens, produtos e serviços.

Antecedentes da Criação da Comunidade Econômica Europeia- União Europeia

Para DREYFUS ( 1980:512/8), após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Europa encontrava-se arruinada. A Alemanha estava destruída, em termos de vida humana e danos matériais. A França e Reino Unido, embora vencedoras frente à Alemanha no conflito, também tiveramperdas (menores que a Alemanha) que afectaram gravemente suas economias e seus prestígios a nível mundial. Em anos posteriores, os ressentimentos e a desconfiança entre as nações europeias dificultavam uma reconciliação. Nesse contexto, o ministro Francês das Relações Exteriores, Robert Schuman, defendeu decididamente a criação da Alemanha Ocidental, resultando na união de três zonas de ocupaçãocontroladas pelas democracias ocidentais, deixando de lado a zona ocupada pela União Soviética. Schuman, de origem germano-luxemburguesa, possuía três nacionalidades (francesa, alemã e luxemburguesa) durante diferentes momentos de sua vida. Isso lhe fez compreender a complexidade dos conflitos europeus e o desenvolvimento pronto de um interesse pela unificação europeia.
Ibid.,acrescenta que em 9 deMaio de 1950, cinco anos após a rendição do regime nazista, Schuman lançou um apelo à Alemanha Ocidental e aos países europeus que desejassem para que se submetessem a uma única autoridade comum em manejo de suas respectivas produções de aço e carvão. Este discurso, conhecido como Declaração Schuman, foi acolhido de maneira díspar dentro dos governos europeus e marcou o início da construçãoeuropeia, ao ser a primeira proposta oficial concreta de integração na Europa.
A declaração marcou o início de uma integração entre os estados nacionais europeus com um movimento em contraposição à tendência nacionalista anterior e às tensas rivalidades ocasionadas entre os estados da Europa. Esta nova realidade foi propiciada em grande medida pelo tradicional fim da hegemonia europeia sobre o...
tracking img