Trabalho de ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERGONOMIA

O QUE É ERGONOMIA?

ERGONOMIA: palavra de origem grega.

ERGO = que significa trabalho NOMOS = que significa regras

Uma Definição: "Estudo entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente".

A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo, com a necessidade de se proteger e sobreviver, sem querer, o homem primitivo, começou a aplicar os princípios da ergonomia,ao fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, fazer tacapes para se defender ou abater animais.

Mas, foi na revolução industrial que a ergonomia começou a surgir. Nas grandes guerras ela teve uma importância fundamental no desenvolvimento de armas e equipamentos bélicos.

Foi na segunda Guerra Mundial que os aliados agrupados com os mais diferentesbiotipos jamais visto em um exército que começaram a perceber que o armamento precisava ser projetado, montado, desmontado e usado em função do "tamanho" do soldado ou serviço de engenharia.

LEGISLAÇÃO

•Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho
•NR-09 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
•NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais
•NR-17 - ErgonomiaCAPACIDADE INDIVIDUAL DE CARGA

Como podemos notar, a ergonomia surgiu em função da necessidade do ser humano cada vez mais querer aplicar menos esforço físico e mental, nas atividades diárias.

Podemos aplicar estudos ergonômicos no lar, no transporte, no lazer, na escola e principalmente, no trabalho, ou seja, em qualquer lugar.

As duas tendências

Ergonomia dos métodos e das tecnologias,americana, contínua necessidade de adaptação da máquina ao homem.

Ergonomia da organização do trabalho, européia, estudo da inter-relação entre o homem e o trabalho, como o homem “sente” e “experimenta” o trabalho.

Tríade básica da Ergonomia:
Conforto
Segurança
Eficiência
A perfeita integração entre as condições de trabalho e a tríade: Conforto – Segurança - Eficiência do Trabalhador, pode serconsiderada a busca da ergonomia

Para se atingir este objetivo:

Anatomia – Fisiologia - Biomecânica (postura) – Antropometria – Psicologia – Engenharia - Desenho Industrial – Informática – Administração, é o caráter interdisciplinar da ergonomia que tanto nos fascina!

ERGONOMIA = CIÊNCIA DO CONFORTO.

A ergonomia tem sido fator de aumento de produtividade das empresas e da qualidade doproduto bem como da qualidade de vida dos trabalhadores, na medida em que a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições ambientais, visando à interação com o ser humano.

A ergonomia estrutura-se a partir dos conhecimentos científicos sobre o ser humano, isso é, sobre suas características psicofisiológicas, para a partir deles, conceber equipamentos ou modifica-los e não ocontrário, isso é, aplicar o conhecimento em máquinas para depois procurar a pessoa certa.

A verdadeira ergonomia, muito pouco conhecida, a ergonomia de concepção, que planeja, estrutura todo o projeto a partir dos dados referentes do ser humano.

A ergonomia estuda a situação de trabalho como:

Atividade, Ambientes Físicos, Iluminação, Ruído, Temperatura, Posto de Trabalho, Dimensões, Formas,Concepção, etc.
A avaliação ergonômica é prevista na legislação brasileira, através da NR -17 norma regulamentadora fiscalizada pelo Ministério do Trabalho a partir do Programa de Controle de Meio Ambiente do Trabalhador – PCMAT, e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO. Porém, para criar um ambiente de trabalho confortável, elevando a produtividade e diminuindo a incidência dasdiferentes formas de acidentes sofridos pelos trabalhadores, é necessário mais do que a mera elaboração dos Programas de Controle Médico de Saúde, e de Riscos Ambientais. Na realidade, é necessária uma adequação de todos os trabalhadores para um desempenho ergonômico, que deverá ser proporcionado através de análises, intervenções e programas ergonômicos. Para tanto, faz-se, necessário que o...
tracking img