Trabalho de empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 DESAFIO DE APRENDIZAGEM
AUTO TEMA:

INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo é a designação dos estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, e seu universo de atuação. Empreendedor é designar parágrafo utilizado, principalmente, como atividade de quem se dedica uma geração de riquezas, seja na transformação de produtos,conhecimentos e serviços ou, na geração do conhecimento próprio, ou tambem na inovação de áreas de marketing como, produção, organização e outros.

CONCEITO DE EMPREENDEDOR.
O empreendedor é aquele que faz acontecer, aquele que tem uma idéia e faz com que ela vale a pena, ou seja, pratica, pesquisa, vai em busca de informações, não tem medo de errar, é audasioso, está sempre em buscade resultados. O empreendedor ele está sempre se atualizando, não se contenta só com os conhecimentos que tem. O empreendedor, ele está sempre inovando, sempre em busca de coisas novas.
CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO
Segundo o autor do PLT, o conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da década de 1990. Existem fatoresque talvez expliquem esse repentino interesse pelo assunto, já que, principalmente dos Estados Unidos.
VANTAGENS
Ser flexível para determinar a rotina de acordo com as necessidades e prioridades;
Liberdade para definir os rumos da empresa e estabelecer as próprias meta;
Ter autonomia par atuar.
Possibilidade de obter autos ganhos acima do estipulado pelo saláriofixo.
Possibilidade de uma network mais amplo graças à diversidade de clientes, parceiros e fornecedores.

Função diversificada permite um conhecimento maior do que ficar restrito apenas a uma função;
Alternativa viável à condição atual do mercado de trabalho.

DESVANTAGENS

Instabilidade. Pode ocorrer período de muitos serviços e outros menos favoráveis;Falta de garantia e benefícios;
O fato de ficarem alguns meses sem receita pode desanimar o profissional;
Falta de um plano de negócio pode deixar o empresário desestruturado.

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
A partir da década de 1990, o movimento empreendedor no Brasil começou a tomar forma, quando entidades como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros ePequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. Antes disso praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas.
PERFIL DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO: IMPORTÂNCIA
Um dos fatores primordiais do perfil do empreendedor de sucesso são os traços de personalidade, atitudes e comportamentos que ajudam a alcançar êxito nosnegócios. Para que possamos aprender a agir, adotando comportamentos e atitudes adequadas, mas é importante termos consciência de que ainda não se pode estabelecer uma relação absoluta de causa e efeito. Ou seja, se tivermos tais características, certamente seremos pessoas de sucesso.

FUNÇÃO E PAPEL DO ADMINISTRADOR NO PROCESSO EMPREENDEDOR.

Segundo Dornelas (2005) quando se compara o papel efunção do administrador com o de empreendedor vemos muita semelhança entre ambos, isto é, o empreendedor é um administrador mais com alguns pontos convergentes em relação a média dos gerentes ou executivos, pois os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes comum.  O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, a soluçãode conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa.  Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma idéia nunca vista antes. Temos um grande exemplo de administrador que é o Roberto Justus. E um exemplo de empreendedor é garçom que resolve abrir seu próprio negócio.   

ESTUDO DO CASO...
tracking img