Inteligencia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

A INTELIGENCIA EMOCIONAL NA ESCOLA E NA FAMILIA

Lisboa

2011

Inteligência Emocional

Docente:

Resumo

Com este artigo vamos tentar demonstrar qual a relação entre a Inteligência Emocional e a Educação e de que forma a influencia. David Goleman criou uma teoria em que afirmava que além de uma inteligência intelectual tambémpossuímos uma inteligência emocional, tão ou mais importante quanto a primeira para o sucesso na escola e na vida. O autor realça a importância de educarmos as nossas emoções, reconhecermos as nossas angústias e medos e assim ficarmos aptos a lidar com as frustrações bem como negociar com outros

Abstract

With this article we will try to demonstrate that the relationship between EmotionalIntelligence and Education and how to influence. David Goleman created a theory which stated that in addition to an intellectual intelligence also has an emotional intelligence, as important as the first to succeed in school and in life. The author stresses the importance of educating our emotions, we recognize our fears and anxieties and thus stay fit to cope with the frustrations and negotiate withother

Índice Temático

Resumo i
Abstract ii
Índice Temático iii
Introdução 4
Metodologia 4
Inteligência Emocional 5
Estudo de Caso 10
Conclusão 11
Bibliografia 12

Introdução

Durante muito tempo o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e pelas suas habilidades cognitivas (Quociente Intelectual). Mas o psicólogo Goleman retoma uma nova discussão sobreo assunto. Ele indica o conceito da inteligência emocional como o principal responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. Para ele a maioria das situações quer de trabalho quer de escola é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, têm mais hipóteses de obter sucesso, deste modo, procura demonstrar que não é só a razão queinfluencia os nossos actos, mas que a emoção também é responsável pelas nossas respostas e atitudes.

“…A vida familiar é a nossa primeira escola na aprendizagem emocional: é neste grande caldeirão da intimidade que aprendemos a enfrentar os sentimentos por nós próprios e o modo como os outros reagem aos nossos sentimentos…” Daniel Goleman, “Os pais e a educação emocional”

Metodologia

Oobjectivo deste artigo é mostrar alguns conteúdos da inteligência emocional, e a sua importância na educação. Para alcançar esse objectivo foi realizado uma investigação apoiada em livros, artigos em revistas científicas e na internet.

Inteligência Emocional

Segundo GOLEMAM, Sternberg e Gardner, a Inteligência Emocional é “a capacidade de reconhecer os nossos sentimentos e os dos outros, denos motivarmos e de gerir bem as emoções em nós e nos nossos relacionamentos”.
Competências são modalidades de acção que devem ser requeridas exercidas e validadas num determinado contexto.

Competências da Inteligência Emocional
• Pessoais – Determinam a forma como nos gerimos a nós próprios
(Auto consciência, Auto regulação, Motivação)

• Sociais – Determinam a forma comolidamos com as relações
(Empatia, Aptidões Sociais)

Componentes da Inteligência Emocional
• Auto Consciência – Reconhecer as próprias emoções

• Auto Regulação – Saber controlar as próprias emoções

• Motivação – Aprender a gerir as nossas emoções

• Empatia – Reparar os danos emocionais

• Aptidões Sociais – Partilhar com os outros

As três primeirasreferem-se a Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.

Tipos de Inteligências
Segundo GARDNER a inteligência é um conjunto de habilidades que permite ao indivíduo a resolução de problemas ou realização de produções características de uma dada cultura.
Logo para o autor desta teoria a inteligência não é um objecto que possa ser quantificado, mas sim um...
tracking img