Pesquisa de mercado chocolate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UMC
Universidade de Mogi das Cruzes

[pic]

UMC
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CAMPUS VILLA LOBOS

Trabalho apresentado como requisito parcial à
Disciplina ..., da UMC, aos cuidados do Prof. ...

SÃO PAULO – 2009

ÍNDICE

Introdução 4

História5

Razões de Compra e Rejeição 8

Responsabilidade Social 12

Estimativa de Consumo e Tamanho de Mercado14

Pesquisa 16

Métodos Quantitativos 20

Criação do produto 24

Produto, Preços, Promoção e Venda 25Produto no Ponto de Venda 28

Bibliografia 31

Introdução

Produto – Bombons Especialidades Nestle

O segmento abordado é um produto alimentício, que está classificado na linha de derivadosde Cacau, sendo um produto de transformação industrial, com classificação de bem físico. Esse produto tem marca muito forte no mercado e é líder no seu segmento, e atribuímos como produto de consumo, que é comprado com frequência.

O produto tem como principal atributo a embalagem, que divulga muito bem a marca, suas características e seu conteúdo.

O produtoescolhido, tem um tratamento especial em Supermercados e outras redes varejistas devido a necessidade de consumo do público em geral.

Os segmentos desse produto é disposto em Grandes redes de varejo com alto destaque. Em determinadas redes existem um corredor dedicado a este segmento, tendo a caixa de bombom com destaque dentro das “ilhas”.

De acordo com aspesquisas e a forte influencia desse produto no mercado empresarial, será lançado um produto diferenciado para os diversos nichos de mercado, que deverá englobar pessoas físicas e Jurídicas afim de atender uma demanda que até então era suprida apenas por pequenas empresas ou produtores informais.

O produto a ser lançado será: Bombons sortidos com características de presentes “finos”ou “varejo” com forte apelo a Saúde e relacionamento de negócios.

[pic] [pic] [pic]

História

O chocolate é um alimento pastoso ou em forma de bebida doce ou amargo feito a partir do cacau; antes dos espanhóis chegarem às Américas, os astecas já conheciam as favas de cacau. Com elas, faziam um líquido escuro que chamavam de tchocolatl.Em 1502, a ilha de Guanaja, habitada pelos astecas, povo místico e religioso, recebeu a esquadra de Colombo. O navegador foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP desenvolveu um chocolate a base de cupuaçu que pertence à mesma família do cacau.

A utilização de chocolate pelos humanos data do períodopré-clássico (de 900 AC até 250 DC). Usando a técnica de HPLC (cromatografia líquida de alta resolução, ou, em inglês, High Performance Liquid Chromatography), os cientistas identificaram resíduos de cacau em recipientes de cerâmica maia, utilizados na preparação de alimentos e datados de 600 AC (Hurst et al., 2002). Numerosas peças de cerâmica e murais maias exibem hieróglifos representando a oferta de...
tracking img