Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA
A Contribuição de Adam Smith para a economia

Adam Smith foi um filosofo e economista escocês, e teve como cenário para a sua vida o atribulado século das luzes, o século XVIII. É considerado o pai da economia moderna e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, a sua obra maisconhecida, e que continua sendo usada como referencia para gerações de economistas, na qual procurou demostrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos inclusive (e não apenas exclusivamente) pelo seu próprio interesse, promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica. Ele ilustrou bem seu pensamento ao afirmar que “não é da benevolência do padeiro, do açougueiroou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto interesse”.

Ele analisou a divisão do trabalho como um fator evolucionário a propulsionar a economia. “Uma frase de Adam Smith se tornou muito famosa:” Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta, e levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fezparte do interesse dele: o bem estar da sociedade.” Como resultado da atuação dessa “mão invisível”, o preço das mercadorias deveria descer e os salários deveriam subir.

As doutrinas de Adam Smith exerceram uma rápida e intensa influencia na burguesia (comerciantes, industriais e financistas), pois queriam acabar com os direitos feudais e com o mercantilismo.
O livro “A Riqueza das Nações”foi muito influente, uma vez que foi uma grande contribuição para o estudo da economia e para tornar uma disciplina independente, tornando o assunto compreensível e sistemático. Este livro tornar-se-ia uma das obras mais influentes no mundo ocidental.
Ele enfatizou que uma divisão apropriada da mão-de-obra pela sociedade, com cada pessoa se especializando naquilo que sabe fazer melhor, seria amelhor maneira de aumentar a produtividade e a riqueza de uma nação. Além disso, ele criticou as excessivas intervenções do governo sobre a economia, demonstrando que economias planejadas na verdade atrapalhavam o crescimento.

Apesar de tudo isso, ele captou os atributos fundamentais no sistema econômico que ainda não estavam completamente desenvolvidos na época.

1-Uma sociedade de pessoascompetitivas a procura de lucro, que pudessem assegurar seu ordenado, fornecimento material, mediante o mecanismo autor regulador do mercado.

2-Este tipo de sociedade tende a acumular capital e, ao fazê-lo, estimula sua produtividade e riqueza.

Os principais tópicos do seu livro ”A riqueza das Nações” são:

O Egoísmo: seria uma rica fonte natural de prosperidade, pois nossas ações visam únicase exclusividade nosso próprio beneficio.

A Mão Invisível: apesar de ser o egoísmo de cada um que rege suas ações, as pessoas podem se mover por diferentes caminhos e, ainda assim, se harmonizar e ajudar um ao outro, mas não intencionalmente.

A Divisão do Trabalho: seria mais inteligente dividir o trabalho entre os diversos processos de produção, ganhando-se agilidade e produtividade.Honestidade: a honestidade é a melhor politica na condução dos negócios. Quando há um cenário de confiança entre os agentes, as operações se dão de forma mais fluida, sem a participação de intermediários ou ferramentas que atestem a validade do que está sendo processado.

A Contribuição de Karl Marx para a economia
Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seuradicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a...
tracking img