Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA


MODELOS DE LIDERANÇA:
Todo tipo de liderança é eficaz?

Jundiaí – SP
2012


MODELOS DE LIDERANÇA:
Todo tipo de liderança é eficaz?

Trabalho de Pré-Projeto apresentado aos alunosdo curso de graduação do Centro Universitário Padre Anchieta,como exigência parcial para a conclusão do primeiro semestre do curso deadministração, sob a orientação da Prof.ª Margarete Susan Poli Mazzetti.

Jundiaí – SP
2012
5
INTRODUÇÃO

No mundo corporativo atual, podem-se detectar alguns frequentes problemas em relação às equipes de trabalho, por isso é necessário líderes que se encaixem com suas áreas deatuação. Será necessária uma análise visando quais as características que um líder precisa possuir para se encaixar em devidas áreas, sempre visando que cada líder deve ter uma percepção de como irá liderar seus subordinados, focalizando no perfil de cada liderado.
Neste trabalho serão visados os principais modelos de liderança e qual a área mais indicada para a atuação, visto que nem todo tipode liderança é eficaz. Para que a mesma obtenha a eficácia, é necessário que haja conhecimentos, habilidades e atitudes referentes ao cargo de atuação.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso há uma necessidade de que cada líder se encaixe no setor em que irá liderar. A importância deste projeto é relacionar cada modelo de líder com suas devidas áreas de atuação, maximizandoa eficácia de sua liderança. E seu objetivo é apresentar os tipos de lideres e em quais setores eles melhor se adequariam.
No capítulo 1, detalhamos os modelos de líderes e quais suas principais características para atingir a liderança eficaz. Já no capítulo 2, exemplificamos se todo líder é eficaz em seus procedimentos e métodos de trabalho.
O projeto foi realizado com o auxilio de quatrolivros base, sendo eles: Introdução à teoria geral da administração; O líder do futuro; Como se tornar um líder servidor, Os princípios de liderança de o monge e o executivo e As pessoas na organização. Tais livros trouxeram uma ampla visão das principais características de um líder.

6
1. LIDERANÇA EFICAZ E MODELOS DE LÍDERES

Segundo Terry (1999), liderança é a atividade de influenciar pessoasfazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo. Tannenbaum (1972), Weschler (1972) e Massarik (1972) definem liderança como influência interpessoal exercida numa situação e dirigida, através do processo de comunicação, para a consecução de objetivos específicos. Koontz e O‘donnell(1986, p.103)afirmam que “A liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivocomum”.
Existem vários tipos de líderes e cada um deles encaixa-se melhor em determinadas áreas. Há líderes democráticos, livres e autoritários. Um líder liberal é aquele que tem uma relação mais aberta com seus subordinados, ele não serviria como supervisor de produção, pois não teria autoridade sobre os operários.
O líder autoritário é aquele que não aceita opiniões, somente dita o que deve serfeito. Ele também não serviria para o perfil de supervisor de produção por ter uma visão limitada ao seu próprio senso comum. Por sua vez, o líder democrático se enquadra neste perfil por ter a autoridade devida sobre os subordinados e aceitar novas ideias.
Segundo pesquisa de campo realizada por Luciana Nascimento no dia 04 de maio de 2012, com dez funcionários da empresa ASTRA S/A INDÚSTRIA ECOMÉRCIO LTDA, 60% afirmaram que preferem o líder democrático, pois este possibilita a participação dos funcionários nas decisões tomadas em beneficio da empresa. Já os outros 40%, afirmam que preferem o líder liberal, pois acreditam que suas ideias muitas vezes são mais concretas que as do líder, devido a todo conhecimento que possuem do trabalho executado.
Para uma liderança de sucesso é...
tracking img