Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Economia

Apostila – 1
1 - Por que o comercio entre países não é como um jogo, em que alguns vencem e outros perdem?
R: Na realidade o comercio é ao mesmo tempo seu aliado e concorrente direto naquilo que você faz de melhor. Aliado, pois cada um fabrica e desenvolve aquilo que faz melhor, adquirindo do outro aquilo que não se fabrica como uma troca de favores desigual muitas vezesé claro, mais ainda sim uma troca. Ainda sim como concorrentes acabam estimulando o mercado muitas vezes, fazendo assim que o outro se beneficie.
2 - O que a “mão invisível” do mercado faz?
R: Após o fim em alguns países do planejamento central, onde as decisões eram centralizadas e os preços eram predeterminados. Começa a se desenvolver economias de mercado, onde as decisões sãodescentralizadas e são tomadas por empresas e famílias, sem que elas saibam. A mão invisível age a fim de que, os preços se ajustam para direcionar a oferta e a demanda, de modo a alcançar resultados que, em muitos casos, maximizam o bem-estar da sociedade como um todo. Com uma maior liberdade entre o comprador e vendedor os preços de mercado não só refletem em um bem para a sociedade, mas também o custo exatode sua manufatura, onde por exemplo antes era dito por planejadores que não possuíam informações exatas sobre a produção e a compra, deixando assim a desejar para ambos os lados.
3 - Explique as duas principais causas de falhas de mercado e dê um exemplo de cada.
R: Uma falha de mercado é uma situação em que o mercado, por si só, fracassa ao alocar recursos com eficiência. Uma das duasprincipais falhas é a externalidade que é o impacto das ações de uma pessoa/organização causa no bem-estar de outras pessoas, exemplo a poluição, lixo empresarial. Outra causa é o poder de mercado, onde a um monopólio, por exemplo, de algum recurso escasso exemplo água em que apenas uma organização possui, e assim eleva o seu preço a padrões anormais, por ter o poder de mercado sobre aquele recurso.
4 -Por que a produtividade é importante?
R: Simples, a produtividade está ligada diretamente com o padrão de vida de cada país, sendo assim países com uma maior produtividade possuem um elevado padrão de vida. Apesar de fácil interpretação a aplicação dessa tese é complicada em países subdesenvolvidos pois para o aumento da produtividade é necessário uma boa educação com especializações para ostrabalhadores, ferramentas exatas para cada tarefa e de tecnologia de ultima geração, caso raro em países ainda em andamento.
5 - Como a inflação e o desemprego estão relacionados no curto prazo?
R: Um tradeoff entre inflação e desemprego ao curto prazo gera muitas duvidas entre os formadores de política, pois a relação é muito estreita entre ambas as partes por exemplo. O aumento da quantidade demoeda na economia estimula o consumo, e portanto a demanda de bens e serviços, o que pode estimular as empresas a aumentarem os preços, aumentando a mão-de-obra e a quantidade produzida, diminuindo o desemprego, porém a inflação sobe o que pode gerar alguma medida de segurança para o governo, que caso contrario pode se deparar em pouco tempo com uma inflação extremamente alta, e em pouco tempoperdendo assim o controle. Uma medida bastante usada para controlar a inflação é a taxa SELIC.
Apostila –2
6 - Por que a economia é considerada uma ciência?
R: Pode não parecer, mais economistas trabalhão de forma similar a um cientista, pois elaboram teorias, colhem dados, e analisam esses dados para concretizar suas teses. Um economista da mesma forma que um cientista ele observa o fato cria-seuma teoria e continua a observar. Porém economistas possuem apenas de exemplos históricos ou que ocorrem diariamente ao redor do mundo para criar suas teses, não desfrutando no caso do cientista onde o mesmo pode tentar diversas vezes e mudar a maneira dos fatos para crias suas teorias.
7 - Por que os economistas formulam hipóteses?
R: Tanto na ciência como na economia trabalhar com hipóteses...
tracking img