Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ADMINISTRAÇÃO



CLEIDE SELMA S. FONSECA


PSICOLOGIA SOCIAL





Aracaju
2012
CLEIDE SELMA S. FONSECA




ESTUDO DIRIGIDO
PSICOLOGIA SOCIAL


Apontamento apresentado ao Curso de Administração, como requisito parcial de avaliação da disciplina Psicologia Social, ministrada pela Profª Ana Olívia Freire Sotero deMenezes.



Aracaju
2012
INTRODUÇÃO
A empresa “CUIDE-SE BEM”, líder em cosméticos no mercado brasileiro, está passando por uma crise que envolve seu quadro de vendedores. Com jornada de trabalho muito extensa, que exige que colaboradores passem em média 7 horas em pé, é cada vez mais comum as queixas por problemas de saúde, como varizes, cãibras e pés inchados; assim como os problemasposturais, como dores nas costas e tensões musculares. Na “CUIDE-SE BEM” identifica-se facilmente um quadro mais que propício para que seus funcionários apresentem com certa frequência atestados médicos, ocasionando além da queda de produtividade, um grau acentuado de desmotivação. Além disso, a empresa não oferece um ambiente onde os seus colaboradores possam descansar nos seus intervalos, como umrefeitório por exemplo. Há queixas de que até a água ofertada é de má qualidade. Remunerações e prêmios necessitam com certa urgência passar por revisão, pela defasagem perante o mercado de trabalho no segmento Cosméticos. A comunicação não é eficiente e os informativos sobre reuniões, por exemplo, são disponibilizados em uma pasta que deve ser consultada pelos funcionários. Numa ocasião, inclusive,diversos colaboradores deixaram de comparecer a uma reunião importante porque se esqueceram de cumprir a rotina de consultar a referida pasta. A dinâmica de grupo também é mal aplicada, favorecendo a formação de “grupinhos”, refletindo em um ambiente de trabalho pesado, onde os conflitos são inevitáveis, principalmente quando um funcionário se destaca mais que outro, em volume de vendas, ou atémesmo quando conquista a simpatia da maioria dos clientes. Nesses casos a gerente da equipe tenta minimizar a situação optando por remanejar esses funcionários para turnos distintos, gerando controvérsias, pois demonstra falta de autoridade diante dos colaboradores que insistem no pensamento individualista, afastando-os dos objetivos da Organização. Na “CUIDE-SE BEM” ainda não se aplica a PL(Participação nos Lucros da Empresa), embora o tema tenha sido pauta de uma reunião realizada entre a equipe e o gerente financeiro da empresa, em novembro de 2011. Naquela ocasião, o benefício estendido a todos os colaboradores, foi prometido para o ano seguinte, mas por falta de empenho para o seu cumprimento, nada saiu do papel, o que causou visível desmotivação no quadro de colaboradores, até osdias atuais.
FILOSOFIA DA AEROFARMA PERFUMARIA LTDA
Atuando desde o final da década de 1970, hoje com 600 produtos no portfólio, entre perfumaria, cremes, loções e maquiagens, o Grupo CUIDE-SE BEM, tem como meta representar o conjunto de sinônimos que refletem a beleza, para assim gerar rentabilidade e crescimento à sua marca. Mas para garantir o desenvolvimento das suas mais variadas linhas, aspráticas relacionadas à Sustentabilidade foram incorporadas na sua estratégia global, garantindo que a matéria prima não seja originada de atividade extrativista, ou de plantas ameaçadas de extinção.
PLANO DE SAÚDE DO TRABALHADOR
Hoje, a CUIDE-SE BEM é a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com mais de 2.800 lojas no Brasil, 1.000 quiosques de venda e 70 lojas exclusivas em10 países. Tem cerca de 1.700 colaboradores diretos e gera aproximadamente 16 mil empregos indiretos. Diante dos dados coletados através de relatos de uma de suas colaboradores e da pesquisa feita sobre essa bem-sucedida Organização, tentamos nos aproximar de aspectos que poderiam ser estudados e reavaliados, visando o bem-estar, motivação e integração de toda a equipe. Seguem as propostas:...
tracking img