Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE OURINHOS
CURSO DE DIREITO
SILEIDE ALVES DE LIMA
MATRICULA: 201201043476
1° TERMO

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
PROFESSOR CAMPANATTI

OURINHOS
2012
QUESTÕES

1° Por que osproblemas econômicos fundamentais ( o quê, quanto, como e para quem produzir ) originam se da escassez de recurso de produção?
Resp. A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Nãohouvesse escassez não haveria necessidade de se estudar Economia.
A escassez ocorre porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens, comoalimentação, vestuário e moradia, e serviços, como de saúde, de educação e transporte são ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (matérias primas, terra, mão de obra máquinas e equipamentos) disponíveise que são alocados na produção são insuficientes para se produzir o volume de bens e serviços necessários para satisfazer as necessidades de todas as pessoas.
Portanto, a escassez atinge qualquertipo de sociedade, rica ou pobre em diferentes intensidades.
Em razão da escassez são necessárias escolhas, visto que não é possível produzir tudo aquilo que as pessoas desejam. Então devem serelaborados mecanismos que auxiliem as sociedades a decidir quais bens serão produzidos e quais necessidades serão atendidas. Da escassez dos recursos ou dos fatores de produção, associa-se às necessidadesilimitadas do homem, originando problemas econômicos fundamentais:
A) O quê e quanto produzir: Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos serão produzidos eem que quantidades.
B) Como produzir: A sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente.
C) Paraquem produzir: A sociedade terá também que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção (demanda, oferta, determinação de salários, das rendas das terras,...
tracking img