Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A narração é um tipo de texto em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Há uma relação de anterioridade e posterioridade, enormalmente apresenta-se no tempo verbal passado.
Quer ver um exemplo? Então vamos lá.
Numa noite chuvosa do mês de agosto, Paulo e o irmão caminhavam pela rua mal iluminada que conduzia à suaresidência. Subitamente foram abordados por um homem estranho. Pararam, atemorizados, e tentaram saber o que o homem queria, receosos de que se tratasse de um assalto. Era, entretanto, somente um bêbado quetentava encontrar, com dificuldade, o caminho de sua casa.
Argumentar é, basicamente, defender um ponto de vista. A partir de um tema (assunto), emitimos uma opinião (tese) e justificamos o porquêdaquela opinião (argumento).
Quer ver um exemplo? Então vamos lá.
Tem havido muitos debates sobre a eficiência do sistema educacional diante da realidade do jovem. O mais importante a se destacarsobre esse tema é que não foi encontrada ainda uma solução eficaz para atrair os alunos de forma que possam se interessar mais a aprender. Um bom passo para evitar essa falta de interesse seria adequar asdisciplinas à realidade das novas tecnologias de comunicação, de forma que o quadro negro não pareça uma ferramenta arcaica, obsoleta e incapaz de prender a atenção do aluno.
O tipo de texto, porsua vez, é limitado, pois refere-se à estrutura composicional da língua. De forma geral, temos cinco tipos textuais, a saber (clique para ver a descrição): narração, argumentação, exposição, descriçãoe injunção.Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual,da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas,descritivas, injuntivas e assim por diante. |
|

A narração é um tipo de texto em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Há...
tracking img