Trabalho de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Do que são feitas as células?
A bactéria Escherichia coli é formada pelos seguintes elementos químicos:

Todos esses elementos são muito abundantes na natureza. Na constituição das células vivas, os átomos se agrupam em moléculas e, dentre elas, a mais abundante é a água. São conhecidos, na natureza, perto de 100 elementos químicos diferentes. Todavia, quatro deles constituem mais de 95% detoda a matéria viva: o carbono, o hidrogênio, o nitrogênio e o oxigênio e, em quantidades bem menores, o fósforo e o enxofre.
Compare a quantidade desses elementos nos seres humanos e em um vegetal, a alfafa, com a da Escherichia coli, citada anteriormente.
Embora o homem, a alfafa e a Escherichia coli sejam bem diferentes, a distribuição dos elementos não é tão diferente assim. Estes elementosquímicos não se encontram isolados, nas células, mas agrupam-se formando moléculas. A estrutura e o funcionamento das células de plantas, bactérias, homens, peixes e outros seres vivos são mantidos por pouco mais de 40 tipos fundamentais de moléculas. Observe a distribuição de algumas dessas substâncias na célula da Escherichia coli.

Nota-se um enorme predomínio da água, substância maisabundante em todas as células. A água, os sais, o oxigênio e o gás carbônico são substâncias inorgânicas. Caracterizam-se pela pequena complexidade e pela baixa quantidade de energia que possuem.
As substâncias orgânicas geralmente são complexas e ricas em energia. Proteínas, açúcares, gorduras e ácidos nucléicos são exemplos de materiais orgânicos abundantes nos seres vivos.
2. A Água
Aspropriedades da água que a tornam fundamental para a vida se relacionam com sua estrutura molecular. Embora, na molécula de água, o total de cargas positivas seja igual ao de cargas negativas, a distribuição de tais cargas não é regular. Uma extremidade concentra cargas positivas e outra, cargas negativas. A molécula de água é polar e se comporta como um pequeno ímã.

Na figura anterior, o pólo positivo deuma molécula é atraído pelo pólo negativo de outras moléculas. A ligação que se estabelece é a ponte de hidrogênio que, embora fraca, permite a união entre as moléculas de água, mantendo-a fluida e estável nas condições habituais do ambiente.
As moléculas de água, na superfície, encontram-se tão aderidas que formam uma película capaz de permitir que pequenos insetos caminhem sobre ela. Essaadesão é chamada tensão superficial.
Algumas das importantes propriedades da água se relacionam com sua característica polar e com as pontes de hidrogênio.
a) Capacidade solvente: o papel mais importante da água se associa à capacidade de dissolver substâncias químicas. É chamada solvente universal. Para que uma substância seja dissolvida pela água, deve ter uma certa afinidade com ela. As partículasque têm características elétricas semelhantes às da água, como o sal de cozinha e o açúcar, também polares, são dissolvidas com mais facilidade. Ao separar as moléculas, aumentando sua movimentação, a dissolução facilita a ocorrência de reações químicas, já que aumenta a chance de ocorrerem choques entre as partículas.
b) Ativação enzimática: as reações químicas que ocorrem na célula têm suavelocidade aumentada pelas enzimas, que só agem na presença de água. Há reações nas quais a água participa como um dos reagentes. São as reações de hidrólise.
Exemplo:
enzima
sacarose + H2O =====> glicose + frutose
c) A água como meio de transporte: há um contínuo fluxo de água no interior das células, que permite uma eficiente distribuição de substâncias por todos os seus compartimentos. Ossistemas circulatórios dos animais e os vasos condutores dos vegetais usam a água como veículo de distribuição de materiais entre as várias partes do corpo (pelo sangue e pela seiva).
d) Proteção térmica: ainda que a água receba ou perca muito calor, sua temperatura varia pouco. Como os seres vivos têm grande quantidade de água, estão relativamente protegidos contra grandes oscilações na...
tracking img