Trabalho de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PlanetaBio – Artigos Especiais www.planetabio.com Alimentação Saudável (texto de Marcelo Okuma)

1. Introdução A alimentação saudável está diretamente relacionada à saúde das pessoas e ao crescimento e desenvolvimento normal dos jovens. O direito universal à alimentação passou a ser assegurado pela constituição brasileira pela Emenda Constitucional número 64 – de 4 de fevereiro de 2010 –alterando o artigo sexto da Constituição Federal – que passa a incluir a alimentação como um dos direitos sociais. “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição . (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64 , de2010)”
Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2077706/alimentacao-direito-passa-a-serassegurado-pela-constituicao Acesso em: 21/07/2011.

O desenvolvimento econômico e social do país, aliado a programas governamentais para a eliminação da fome, de fato, reduziu a situação da fome no país. Infelizmente, segundo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas, no Brasil, 37,5% dasresidências sofre algum grau de insegurança alimentar; e o quadro de desnutrição infantil atinge 1,9%. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - 2010 -aproximadamente 5% da população brasileira

1

PlanetaBio – Artigos Especiais www.planetabio.com tem défict de massa corpórea, em muitos casos, por não possuírem recursos para alimentar-se. Se por um lado o aumentodo poder aquisitivo ajudou a mitigar a fome no país, sua outra face está associada ao aumento dos casos de sobrepeso e obesidade no Brasil. Com mais dinheiro no bolso a população de uma forma geral está mudando o seu cardápio: arroz, feijão e legumes estão sendo substituídos por salgadinhos, refrigerantes, biscoitos e alimentos prontos; em muitos casos, mais calóricos e pobres em nutrientes. Osdados da Pesquisa de Orçamento Familiar divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, são alarmantes. O estudo mostra que 48% das mulheres adultas está com a massa corpórea acima do recomendado; entre os homens adultos 50,1% apresenta mais massa corpórea que o indicado pela Organização Mundial de Saúde. Entre as crianças de 5 a 9 anos de idade; 33% estão acima damassa corpórea adequada. Um quinto dos adolescentes está com a massa corpórea acima do ideal. Resumindo:

GRUPO

INDIVÍDUOS COM EXCESSO DE MASSA CORPÓREA (%)

Homens adultos Mulheres adultas Crianças (5 a 9 anos de idade) Adolescentes

50,1% 48% 33% 20%

Nos 20% mais ricos o quadro é ainda mais grave, pois 61,8% da população apresenta sobrepeso e 16,9% estão obesos.

2

PlanetaBio –Artigos Especiais www.planetabio.com Os problemas nutricionais do brasileiro precisam ser sanados, pois tanto a desnutrição quanto o excesso de massa corpórea tem relação direta ao desenvolvimento de patologias. A desnutrição leva a quadros de anemia ferropriva, pelagra, beribéri, marasmo entre outras doenças nutricionais. Já o excesso de massa corpórea favorece o desenvolvimento de diabetes dotipo 2, aumento da pressão arterial, problemas na coluna vertebral, e danos cardiovasculares. Outro dado preocupante, a Pesquisa de Orçamento Familiar, realizada em 2008, mostrou que apenas 10,2% da população praticava atividade física regular. Portanto, além de todos terem acesso aos alimentos é essencial realizarmos uma educação alimentar para que nossa alimentação seja mais saudável.

Propostaalimentar saudável Estados Unidos -2011 Wikimedia Commons Imagem de uso livre

3

PlanetaBio – Artigos Especiais www.planetabio.com 2. O Índice de Massa Corpórea O Índice da Massa Corpórea é um padrão que auxilia a averiguação da massa corpórea ideal em relação à altura do indivíduo. Esse método foi criado pelo matemático belga Adolphe Quetelet (17961874). Calcula-se o Índice de Massa...
tracking img