Trabalho de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desequilíbrio ecológico

Oque é: É uma interferência no harmonioso sistema de vida do planeta. Esse sistema é constiuído pela interação de diversos fatores, tais como clima e geografia, fauna e flora, uso e renovação de recursos naturais.
Oque causa: . Atividades humanas (poluição, caça predatória, desmatamentos, crescimento demográfico descontrolado, guerras, etc) são os grandes causadoresdesse desequilíbrio.
Fatores Naturais de Desequilíbrio

São eventos muito esporádicos, imprevisíveis, como grandes furacões, terremotos, tempestades, maremotos, vendavais, etc. , os quais tendem a gerar intensa destruição nos ambientes onde ocorrem. Dependendo do tipo de ecossistema atingido, os danos na comunidade biológica podem ser intensos, sendo necessários vários anos para a sua plenarecuperação. Em alguns casos, eventos esporádicos, mas cíclicos (voltam a ocorrer em períodos de tempo longos mas relativamente regulares), induzem as comunidades ao desenvolvimento de adaptações, como por exemplo nos cerrados, onde o fogo é um fator estressante periódico, que ocorre em intervalos de alguns anos. Neste exemplo, muitas árvores e plantas já se encontram adaptadas ao fogo, algumasinclusive necessitando dele em alguns processos reprodutivos. Neste caso, o fogo do cerrado é um fator de desequilíbrio para alguns componentes do ecossistema mas para outros não.
Causas
A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Muitas atividades humanas causam mudanças tão intensas e tão rápidas, que os mecanismos naturais não conseguem neutralizar a tempo seusefeitos nocivos.
Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas.
Temos visto muito a “invasão” de espécies animais silvestres para o ambiente urbano. O homem, com o crescimento das cidades, avança sobre o habitat dos animais, insetos e os deixam sem opções, ou estes se extinguem, ou buscam uma nova forma de sobrevivência.Hoje em dia é muito comum ver, periquitos, araras, tucanos, abelhas, entre outros bichos voando nos grandes centros urbanos. É bonito, mas é triste, pois as matas que estes animais habitavam estão sendo destruídas.
Exemplo e consequências
Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número desapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies, caso elas sejam encontradas apenas naquela área. Com a diminuição das cobras, pode também aumentar o número de roedores (ratos, por exemplo) que podem invadir áreasresidenciais próximas em busca de alimentos.

A atmosfera precisa reter calor, mas essa camada que fica em torno da Terra está sendo dominada pelos gases como é o caso do CO2 e do metano. Esses poluentes resultam da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo), recurso que caracteriza o processo de industrialização que o homem tanto priorizou sem levar em conta os danos que seriam causados aomeio ambiente. Com a elevação da temperatura terrestre, algumas conseqüências já podem ser constadas pelo mundo. As calotas polares estão derretendo, colaborando para a elevação do nível do mar e também para a inundação de cidades litorâneas. O aquecimento global também intensifica os desastres naturais como furacões e tsunami. Alguns biomas serão alterados caso a temperatura terrestre continueaumentando, esse é o caso da Amazônia, a maior reserva de água do mundo corre o risco de se tornar um cerrado. Devido as alterações sofridas pelos habitats, muitas espécies de animais podem entrar em ritmo de extinção.
A população mundial aos poucos começa a tomar consciência do desequilíbrio ecológico, mas é fundamental que os países considerados os mais poluidores (Estados Unidos e China) passem...
tracking img