Trabalho de administracao ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]












































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4


3 CONCLUSÃO 17


REFERÊNCIAS 18


INTRODUÇÃO

Devido às grandes mudanças globais que afetam o dia a dia das pessoas começaram a surgir certos paradigmas como apreocupação com a questão ambiental, que se deve pelo crescimento desenfreado das cidades e das indústrias. Esses paradigmas fazem com que as pessoas mudem sua maneira de agir e pensar, não só as pessoas como as empresas e principalmente o governo, que estão sendo pressionados por novas condutas. A sociedade está reconhecendo a escassez dos recursos naturais, o que obriga às empresas a adotarematitudes ambientais e mais com relação à saúde e segurança de seus colaboradores, assumindo uma posição de responsável socialmente e ética perante a sua comunidade.
Segundo Ashley (2005), a responsabilidade social pode atender a diferentes interesses e as partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente). Essacapacidade, mais valores éticos e algumas ferramentas de marketing, proporcionam um diferencial importante no mercado competitivo e globalizado.
De acordo com Tachizawa (2005), a responsabilidade social nos últimos anos vem tomando força, devido à conscientização mundial, que se iniciou com um relatório apresentado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente para a ONU em
1987.A questão ambiental nos dias atuais é cada vez mais vista como um elemento essencial no processo de gestão, ao longo das décadas seu conceito e aplicação foram expandindo-se e elevando a preocupação para o nível estratégico das empresas que são apenas questionadas pelo que fazem, mas especialmente pelo que deixam de fazer. A falta de participação, o descaso com problemas da sociedade, poucaqualidade os produtos e serviços. Em um passado pouco distante as empresas eram vistam como fonte de progresso e riqueza, hoje são analisadas pelo custo social do desenvolvimento.
As práticas ambientais devem ser nos próximos anos a ajuda que faltava para as empresas crescerem, como os consumidores estão focados em comprar produtos que não prejudiquem o meio ambiente, as empresas quenão estiverem cuidando do meio ambiente acabaram perdendo espaço e dificilmente será competitiva.
Para as empresas que visam o crescimento, o desenvolvimento e a preferência dos clientes, se tornou indispensável à existência de valores éticos, a responsabilidade social visando à sustentabilidade, a viabilidade econômica e financeira, a contribuição com a preservação e conservação do meio ambiente.Este trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento de uma nova tendência do mercado a Responsabilidade Sócio-Ambiental e seus benefícios ás empresas.
O trabalho foi elaborado através do método de revisão bibliográfica onde foram abordados os seguintes autores: ASHLEY (2005), BARCELOS (2005), COSTA (2007), DIAS (2006), GARCIA (2002), MACHADO (2003), REBOLLO (2004),SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE (2003) e TACHIZAWA (2005).

2 DESENVOLVIMENTO

A responsabilidade social pode ser definida como o relacionamento ético da empresa com todos os grupos de interesse que influenciam ou são impactados pelos stakeholders (acionistas). Este relacionamento das empresas com os stakeholders e o meio ambiente deve estar de acordo com seus valores, políticas,cultura e estratégias. Na medida em que a empresa está inserida na sociedade, pode-se observar uma relação de interdependência entre ambas, uma sinergia que pode ser qualificada como responsabilidade social da empresa.
Para Ashley (2005), até os anos 30, as empresas desconheciam a responsabilidade social e as informações empresariais, além de guardar segredo de seu desempenho...
tracking img