Genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TC de Especifica
Genética
Prof. Marcelo Henrique
1. (Ufrj 99) O gato siamês é um animal de rara beleza pois a pelagem de seu corpo é clara com extremidades - orelhas, focinho, pés e cauda - pretas. A presença do pigmento que dá a cor negra a essas extremidades é o resultado da atividade de uma enzima que fica inativada acima de 34°C.
Explique por que esses animais têm a pelagem negra nasextremidades do corpo.

2. (Ufmg 2006) O tabagismo é um importante fator de alterações patológicas no pulmão - como o câncer e o enfisema pulmonar. Substâncias presentes no cigarro podem lesar esse órgão comprometendo seu funcionamento. Duas enzimas - elastase e a alfa-1-antitripsina - são essenciais para manter a integridade do pulmão. Analise os esquemas da figura1.
a) CITE o mecanismo genéticoque favorece o aparecimento de indivíduos deficientes para a síntese da enzima alfa-1-antitripsina.
b) Foram descritos vários alelos responsáveis por diferentes variantes enzimáticas, como, por exemplo, M (mais freqüente) seguido de S e Z. Analise a tabela da figura 2.
I) DETERMINE a probabilidade de casais heterozigotos para o alelo M terem descendentes com genótipo favorável ao desenvolvimentode enfisema pulmonar. EXPLICITE o seu raciocínio.
II) Suponha que há um método para detecção desses alelos na população. RESPONDA:
Como os dados obtidos por esse método poderiam ser utilizados pelo Ministério da Saúde em programas de prevenção?
c) É comum fumantes sentirem falta de ar ao praticarem atividades físicas. Considerando essa informação,
I) CITE a estrutura pulmonar lesada nessesfumantes.
II) EXPLIQUE o processo fisiológico que provoca a falta de ar nesses indivíduos.

[pic]


3. (Fuvest 94) Uma anomalia genética autossômica recessiva é condicionada por uma alteração na seqüência do DNA. Um homem portador dessa anomalia apresenta a seqüência timina-citosina-timina enquanto sua mulher, que é normal, apresenta a seqüência timina-adenina-timina. A análise do DNA de umfilho do casal mostrou que ele é portador tanto da seqüência de bases do pai quanto da mãe.
a) O filho terá a doença? Por quê?
b) Qual a probabilidade de um outro filho do casal apresentar as duas seqüências iguais à da mãe?

4. (G2) Em ervilhas o caráter semente lisa é condicionado por um gene dominante R e semente rugosa pelo seu alelo recessivo r. Quais são as proporções genotípica efenotípica obtidas na autofecundação de uma variedade comprovadamente heterozigota?

5. (Fuvest 95) Um homem afetado por uma doença genética muito rara, de herança dominante, casa-se com uma mulher, não consangüínea. Imagine que o casal tenha doze descendentes, seis filhos e seis filhas. Responda, justificando sua resposta, qual será a proporção esperada de filhas e filhos afetados pela doença do pai nocaso do gene em questão estar localizado.
a) em um autossomo;
b) no cromossomo X.

6. (Unicamp 95) Em experimento feito no início do século, dois pesquisadores retiraram os ovários de uma cobaia albina e implantaram-lhe um ovário obtido de uma cobaia preta. Mais tarde, o animal foi cruzado com um macho albino e deu origem a uma prole toda preta.
a) Sabendo-se que o albinismo é característicarecessiva, como você explica esse resultado?
b) Indique os genótipos da fêmea preta e da prole.
c) Se fosse possível implantar os pêlos da fêmea preta na fêmea albina, em vez de transplantar o ovário, o resultado seria o mesmo? Justifique.

7. (Fuvest 93) Nos porquinhos-da-índia, a pelagem negra é dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com omesmo genótipo. O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.

8. (Unesp 93) Recentemente, os meios de comunicação noticiaram o caso de uma mulher norte-americana que, impossibilitada de ter filhos por anomalia no útero, teve seu óvulo fertilizado "in vitro", e este foi implantado no útero de sua mãe. Assim, quem engravidou e deu à...
tracking img