trabalho contato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte Alternativo

 
Willian jonson do brega caluete: O transporte alternativo é uma maneira de se locomover, usando um meio diferente dos mais tradicionais. A bicicleta é um exemplo disso. Em alguns lugares, ela é usada porque é mais barata, como no interior do Brasil, em países como a Índia e China. Outras pessoas escolhem andar de bicicleta por uma questão ideológica, porque elas nãoagridem o meio ambiente e não causam tantos transtornos quanto os carros.

Por esse último motivo, a Holanda adotou a bicicleta como principal transporte. O trânsito nas grandes cidades holandesas é todo adaptado para atender aos ciclistas. As ciclovias são priorizadas, o que garante a segurança de todos. O número de bicicletas circulando ou estacionadas em Amsterdã, por exemplo, é impressionante, epor isso os donos devem prezar pela segurança, colocando correntes e cadeados forte para evitar roubos.

Diferentemente, os brasileiros não têm a mesma estrutura para usá-las; esse é o maior motivo para que ela não seja tão popular nos grandes centros urbanos do país. Os que tentam se transportar com as bicicletas enfrentam dificuldades: não há espaço destinado a elas, muitas vezes os ciclistasdisputam com os carros, o que pode provocar graves acidentes.

A geografia de muitas regiões do Brasil dificulta esse transporte, cidades muito acidentadas são um empecilho para quem resolve pedalar. O clima quente também serve de desculpa para alguns, que acham desconfortável chegar aos lugares suados, por causa do esforço físico que se faz ao andar alguns quilômetros debaixo do sol.
   
Vantagensdo uso da bicicleta como transporte:
 
Benefício para saúde e qualidade de vida, pois é uma ótima atividade física;
É um tipo de transporte ecologicamente correto, porque não polui;
É econômico porque não exige gastos com combustível ou passagem;
É possível se locomover mais rápido, trata-se de uma opção para driblar o trânsito congestionado;
Contribui para um trânsito com menos fluxo de carros;ajuda a diminuir os engarrafamentos;
Exige menos espaço para serem guardadas em relação aos carros, que necessitam de enormes áreas destinadas a estacionamentos;
Possui baixo custo de manutenção.
Desvantagens do uso da bicicleta como transporte:
 
Pode ser inseguro, principalmente em lugares onde não têm ciclovias;
É mais fácil de ser roubada;
É um transporte que exige força física, nos dias maisquentes os ciclistas chegam ao seu destino suados;
Exige mais tempo: para chegar ao trabalho no horário certo, é preciso acordar cedo.
 
Theo bola do arrocha:
No dia 22 de setembro, é comemorado em todo o mundo o Dia mundial sem carro. A data é reservada no calendário mundial para reflexão sobre a dependência de veículos e nos males causados ao meio ambiente e à saúde humana, decorrente dos gasespor eles liberados. 

A Algar Tecnologia vai aderir ao movimento e propor aos seus mais de 12 mil associados que deixem o carro em casa e utilizem transportes alternativos. “É um dia para refletirmos sobre a utilização de veículos. A proposta é que as pessoas adotem outras formas de transporte que poluam menos, como bicicleta, ônibus e até a pé. E caso queira ir de carro, aproveite para dar caronaaos colegas que moram perto e assim reduzir a poluição emitida”, explica Estela Lisboa, engenheira ambiental.

O associado Denilson Matias já aderiu a este movimento e  utiliza a bicicleta para ir e voltar do trabalho.  “Decidi, primeiramente, por uma questão de atividade física. De minha casa até a empresa percorro 5 km. Este trajeto se repete quatro vezes ao dia, logo ando 20 km de bicicleta.Além de ser um hábito saudável é muito econômico. Eu sempre ia trabalhar de carro e  gastava muito combustível. Hoje, economizo e colaboro para a preservação do meio ambiente”, analisa Matias, que é técnico de segurança no trabalho.

A mudança de comportamento anima a engenheira ambiental. “A adoção de transporte alternativo, além de reduzir a quantidade de CO2 emitido, ajuda a tirar alguns carros...
tracking img