Mara Helen Da Silva Deolin

1653 palavras 7 páginas
ISBN 978-85-8084-603-4

OBTENÇÃO DO PONTO DE CARGA ZERO DE MATERIAIS
ADSORVENTES
Mara Helen da Silva Deolin1; Hélida Monique Cordasso Fagnani2; Pedro Augusto
Arroyo3; Maria Angélica Simões Dornellas de Barros3
RESUMO: A caracterização dos materiais adsorventes é necessária para a aplicação adequada do mesmo.
Uma caracterização muito importante é o ponto de carga zero, no qual indica o valor que o pH é neutro na superfície do material. Um método empregado para a determinação do pH PCZ é do “experimento dos 11 pontos”. Assim, esse trabalho teve o objetivo de determinar o pH PCZ de zeólitas (Mordenita, NaY e
NaZSM-5), de carbonáceo de osso e de sílica gel. Os resultados encontrados foram 2,3, 6,3, 4,1, 7,3 e 4,7 respectivamente. Quando há um aumento na razão Si/Al da zeólita, o valor do pHPCZ é menor, assim, os valores de pHPCZ encontrados para as zeólitas estão de acordo com a afirmação. Já os resultados encontrados para o carbonáceo de osso e para a sílica gel estão de acordo com a literatura. Logo, esse procedimento de obtenção do ponto de carga zero é válido para estes materiais adsorventes.

PALAVRAS-CHAVES: Ponto de Carga Zero; Zeólita; Sílica; Carbonáceo de Osso.

1

INTRODUÇÃO

A Adsorção é uma operação unitária que envolve o contato entre uma fase fluida e uma sólida, originando uma transferência de massa da fase fluida para a superfície do sólido ocorrendo uma tendência de acúmulo de uma substância (adsorvato) sobre a superfície da outra (adsorvente) (McCABE et al., 2001).
Adsorventes são, portanto, partículas sólidas porosas utilizadas no processo de adsorção. Para processos práticos de separação, com uma alta capacidade adsortiva, é necessário escolher um adsorvente adequado (RUTHVEN, 1984).
A capacidade de adsorção de um adsorvente é determinada principalmente pela suas propriedades texturais. A química da superfície de um adsorvente é igualmente importante para sua capacidade, particularmente na adsorção de soluções (YOUSSEF et al., 2004). Desta forma, a

Relacionados

  • Confirmadas Edital 002 2015 Sup Retificada
    197036 palavras | 789 páginas
  • Petrobras Edital6 Resultado
    741565 palavras | 2967 páginas