Trabalho com solda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHOS COM SDOLDA

Solda é o processo de união entre duas superfícies, com ou sem a adição de material constitutivo ou aditivo, de modo a formar uma junção que possua as propriedades mecânicas desejáveis ao fim que se destina a obra.
 Para a efetivação desse processo, um dos meios de aquecimento das superfícies a serem soldadas é através do calor proveniente da combustão de uma mistura degases, sendo um deles o oxigênio, chamado de agente comburente e outro que pode ser : acetileno, Hot Flame, G L P, gás natural, hidrogênio, etc, chamado de agente combustível. 
O processo de solda por agentes gasosos usado no pais quase sempre, é a oxi-acetilênica, em que são misturados oxigênio (comburente) e acetileno (combustível) na proporção necessária para atingir a temperaturanecessária à realização da soldagem por brasagem, autógena ou solda branca.
SOLDA POR FUSÃO - AUTOGENA : É o processo em que as superfícies a serem soldadas são aquecidas pela chama até a fusão das bordas contínuas, formando uma poça de fusão, que estabelece a interação entre as duas peças. Conforme seja a espessura ou as condições de soldagem do material base, há a necessidade de adição ao processo demais material na forma de varetas ( material de adição). 
SOLDA POR ADSORÇÃO - BRASAGEM : Nesse processo, há sempre a adição de metal não ferroso, que se funde na região de soldagem, que estará aquecia a uma temperatura conveniente. Assim, a união é feita, aquecendo-se o material, sem fundi-lo, até temperaturas correspondentes à fluidez do material de adição.
CORTE - O oxi-corte é, narealidade, um processo de combustão. Quando uma chapa de aço é cortada, o ferro presente na sua composição, aquecido por uma chama à sua temperatura de ignição, reage com o oxigênio produzindo óxidos de ferro, que serão removidos da área de reação.  
Solda Branca: É um dos mais antigos processos de soldagem, tem como material de adição ligas de baixo ponto de fusão, tais como chumbo-estanho cádmio,etc.
 Pelo exposto vemos que a chama de pré-aquecimento, tem por função aquecer o aço até a sua temperatura de ignição e este fornecer o calor adicional necessário à manutenção da reação. 
Diversos gases combustíveis podem ser usados para obter a chama de pré-aquecimento, sempre combinado com o oxigênio. 
Os mais comuns são o acetileno e o G L P que sozinho não alcança a performance doacetileno na mistura.
  A chama neutra de corte, que é formada quando a mistura é meio a meio oxigênio/acetileno, produz uma temperatura de 2.360o C.
 
O PROCESSO OXIACETILÊNICO
As operações de solda e corte pelo processo oxiacetilênico, são realizadas através da queima da mistura de oxigênio e acetileno misturados nas proporções corretas em um maçarico. A chama resultante dessa queima podechegar a temperaturas ao redor dos 3.200º C.  O processo de soldagem à gás é na realidade uma fusão onde as duas partes do material que deve ser soldado são aquecidas até o seu ponto de fusão e depois unidas.Essa fusão pode ser feita sem adição ou com a adição de um material (eletrodo) similar ao que está sendo trabalhado. 
No corte, basicamente a mistura oxigênio/gás combustível serve parapré-aquecer o material a ser cortado até a temperatura de reação do metal (ignição), no caso das chapas de aço, entre 700ºC e 900ºC, quando o aço toma a coloração vermelho cereja, mas ainda não atingiu a temperatura de fusão.Nesse ponto, o jato de oxigênio puro é acionado, incidindo diretamente sobre a área pré-aquecida, o que desencadeia uma violenta reação química exotérmica entre o oxigênio e o metalaquecido, formando óxido de ferro (escória), que se desloca pela força do jato de gás e abre espaço para a penetração da chama produzindo o corte no metal.
 
Equipamento normalmente usado no processo oxiacetilênico:
 
      A reação química da chama oxiacetilênica pode ser ajustada pela variação da velocidade de adição do oxigênio ou do gás combustível na mistura, modificando assim as...
tracking img