Trabalho de solda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina Produção Mecânica
Professor Wendel Silva
Sumário
1 Introdução à solda elétrica 03
2 Noções de elétrica aplicadas à soldagem 04
3 Acessórios e ferramentas para soldagem 10
4 Terminologia de Soldagem 15
5 Processos de Soldagem 19
6 Soldagem com eletrodo revestido 20
7 Funções do revestimento 23
SOLDA ELÉTRICA
1 - Introdução
O progresso alcançado no campo da soldagem, bem comoo desenvolvimento de processos e tecnologias avançadas nos últimos anos, é de tal ordem que todo aquele que não possuir uma mentalidade aberta, capaz de assimilar novas idéias, será ultrapassado e incapacitado para o atual ritmo do progresso industrial.
E em todos os setores relacionados com o trabalho industrial, o profissional deve estar consciente de suas atividades como um todo, bem como dosriscos decorrentes da utilização dos equipamentos manuseados.
É desejável, ainda, que possa adotar medidas capazes de minimizar acidentes, permitindo o desempenho do trabalhado de forma segura e eficaz.
Este fascículo se destina ao acompanhamento das aulas, quando haverá oportunidade de complementar o texto, apresentado sob forma de itens, ilustrações, tabelas e exemplos. Através dele sãoapresentados os perigos envolvidos na soldagem, descrevendo as principais medidas de segurança que devem ser adotadas, no sentido de prevenir acidentes e como tratá-los, caso ocorram.
2 - Noções de eletricidade aplicada à soldagem
2.1 Corrente elétrica
Dá-se o nome de corrente elétrica ao movimento ordenado de cargas elétricas de um corpo.
Há dois tipos de corrente elétrica : contínua e alternada.a) Corrente contínua ( = )
É aquela que circula sempre no mesmo sentido. A fonte fornecedora de corrente (gerador de solda ou bateria) mantém constante sua polaridade, ou seja, o borne será sempre negativo e o borne será sempre positivo;
Corrente alternada (- )
É aquela que passa através de um corpo sofrendo inversão de sentido em intervalos regulares de tempo, caminhando primeiro num sentidoe depois no outro.
Cada borne ora será negativo, ora será positivo.
As figuras 4 e 5 mostram o sentido da corrente em um transformador.
2.2 Intensidade da corrente elétrica
A corrente elétrica, seja ela alternada ou contínua, pode ter sua intensidade medida. Para medir a intensidade da corrente, usa-se a unidade de medida chamada ampére, que é representado pela letra A.
Portanto é corretodizer que, num determinado instante, a intensidade da corrente circulante pelo eletrodo e de 200 A.
2.3 Tensão elétrica
Já foi visto que corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elétricas através de um corpo. Essas cargas, porém, não se movem sem que haja uma força atuando sobre elas, fazendo-as circularem. A essa força atuante, dá-se o nome de tensão elétrica.
Portanto, tensão elétricaé a força que movimenta as cargas elétricas através de um corpo e que tem, como unidade de medida, o volt, que é representado pela letra V.
2.4 - Resistência elétrica
É a dificuldade que um corpo oferece à passagem da corrente elétrica. Sua unidade de medida é o ohm, que é representado pela letra grega .
Ao atravessar um corpo, a corrente elétrica encontra dificuldade e gera calor. Esse calorpode ser desejável, como é o caso do chuveiro elétrico, ou indesejável, como no caso de um mau contato numa conexão elétrica.
Na soldagem elétrica, deve-se evitar o aquecimento indesejável em :
a) mau contato entre o grampo-terra e a massa;
b) mau contato entre o cabo elétrico e o porta-eletrodo;
c) mau contato entre terminais do cabo elétrico e os bornes da máquina;
d) corte parcial doscabos elétricos
e) Grampo-terra danificado
Observação: Ao fazer uma conexão elétrica, deve-se ter o cuidado de executá-la corretamente, para que não ocorra mau contato e conseqüente perda de energia elétrica, gerando aquecimento indesejável.
2.5 - Materiais condutores
São corpos que permitem a passagem da corrente elétrica com relativa facilidade.
Os mais usados são o cobre e o alumínio.
2.6 -...
tracking img