Trabalho agenda 21

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
colegio estadual polivalente













marcelo jose gonçalves de oliveira













AGENDA 21










PONTA GROSSA

2012



Marcelo José Gonçalves de Oliveira






AGENDA 21



Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Gestão de Recursos Naturais, como parte da avaliação referente ao bimestreProfesor(a): Carlos Augusto










PONTA GROSSA

2012












1. INTRODUÇÃO



Preparar a humanidade para o futuro é um objetivo de todos, foi por esse motivo que a Agenda 21 foi criada. Ela nada mais é que um programa de desenvolvimento sustentável e é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente.Neste trabalho procuraremos explicar de forma clara desde a história da Agenda 21 até os objetivos e atividades deste maravilhoso projeto que se for devidamente obedecido trará grandes benefícios para a humanidade.



















































2. AGENDA 21



2.1- AGENDA 21 GLOBAL




A Agenda Global 21 foiconcebida a partir de um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que ação humana impacta o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo o alicerce é a sinergia da sustentabilidadeambiental, social e econômica, perpassando em todas as sua ações propostas.

Contendo 40 capítulos, a Agenda 21 Global foi construída a partir de consenso dos países participantes, com a contribuição de governos e instituições da sociedade civil de 179 países, em um processo que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento –CNUMAD, no Rio de Janeiro, em 1992, também conhecida por Rio 92.

Diante de iniciativas tão necessárias como essa a cada dia vem se fortalecendo os debates a acerca das questões ambientais. A partir desta conscientização a sociedade tem tido olhos, ouvido e voz para manifestar preocupações sobre a forma com o Planeta Terra vem sendo tratado, rejeitando ações de empreendimentos que, em suasatividades operacionais, agridam o meio ambiente sem retorno compensatório ao mal causado.

No Brasil, as questões inerentes ao meio ambiente ganham maior dimensão social e política, na medida em que, pelas particularidades apresentadas em suas riquezas, espalhadas em todas as regiões, especialmente, a amazônica dão ao país um fôlego de sustentabilidade natural diferente daqueles países que nãocontam com este mesmo privilégio.

Entretanto esta situação coloca o Brasil entre os países com maior visibilidade para os eventuais danos ambientais.

Por conta de uma realidade, onde o meio ambiente passa a ser prioridade mundial vide Agenda 21 Global. Não se deve pensar em exclusões, mas sim evoluir dentro de um cenário que muda a cada dia.





2.2. AGENDA 21 BRASILEIRA



Quando daConferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio-92, os países participantes assumiram o compromisso e o desafio de internalizar, em suas políticas públicas as noções de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável.

Para cumprir esse desafio, foi criada por decreto presidencial a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21, tendo como funçãocoordenar o processo de elaboração e implementação da Agenda 21 Brasileira.

Para o desenvolvimento da Agenda 21 Brasileira, adotou-se uma metodologia multissetorial, com base na realidade brasileira, enfocando a interdependência das dimensões ambiental, econômica, social e institucional.

O processo de elaboração da Agenda 21 Brasileira se deu pelo estabelecimento e pela formalização de...
tracking img