marcelo jose gonçalves de oliveira
AGENDA 21
PONTA GROSSA
2012
Marcelo José Gonçalves de Oliveira
AGENDA 21
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Gestão de Recursos Naturais, como parte da avaliação referente ao bimestreProfesor(a): Carlos Augusto
PONTA GROSSA
2012
1. INTRODUÇÃO
Preparar a humanidade para o futuro é um objetivo de todos, foi por esse motivo que a Agenda 21 foi criada. Ela nada mais é que um programa de desenvolvimento sustentável e é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente.Neste trabalho procuraremos explicar de forma clara desde a história da Agenda 21 até os objetivos e atividades deste maravilhoso projeto que se for devidamente obedecido trará grandes benefícios para a humanidade.
2. AGENDA 21
2.1- AGENDA 21 GLOBAL
A Agenda Global 21 foiconcebida a partir de um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que ação humana impacta o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo o alicerce é a sinergia da sustentabilidadeambiental, social e econômica, perpassando em todas as sua ações propostas.
Contendo 40 capítulos, a Agenda 21 Global foi construída a partir de consenso dos países participantes, com a contribuição de governos e instituições da sociedade civil de 179 países, em um processo que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento –CNUMAD, no Rio de Janeiro, em 1992, também conhecida por Rio 92.
Diante de iniciativas tão necessárias como essa a cada dia vem se fortalecendo os debates a acerca das questões ambientais. A partir desta conscientização a sociedade tem tido olhos, ouvido e voz para manifestar preocupações sobre a forma com o Planeta Terra vem sendo tratado, rejeitando ações de empreendimentos que, em suasatividades operacionais, agridam o meio ambiente sem retorno compensatório ao mal causado.
No Brasil, as questões inerentes ao meio ambiente ganham maior dimensão social e política, na medida em que, pelas particularidades apresentadas em suas riquezas, espalhadas em todas as regiões, especialmente, a amazônica dão ao país um fôlego de sustentabilidade natural diferente daqueles países que nãocontam com este mesmo privilégio.
Entretanto esta situação coloca o Brasil entre os países com maior visibilidade para os eventuais danos ambientais.
Por conta de uma realidade, onde o meio ambiente passa a ser prioridade mundial vide Agenda 21 Global. Não se deve pensar em exclusões, mas sim evoluir dentro de um cenário que muda a cada dia.
2.2. AGENDA 21 BRASILEIRA
Quando daConferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio-92, os países participantes assumiram o compromisso e o desafio de internalizar, em suas políticas públicas as noções de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável.
Para cumprir esse desafio, foi criada por decreto presidencial a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21, tendo como funçãocoordenar o processo de elaboração e implementação da Agenda 21 Brasileira.
Para o desenvolvimento da Agenda 21 Brasileira, adotou-se uma metodologia multissetorial, com base na realidade brasileira, enfocando a interdependência das dimensões ambiental, econômica, social e institucional.
O processo de elaboração da Agenda 21 Brasileira se deu pelo estabelecimento e pela formalização de...