Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prova 04

Livro Análise das Demonstrações Contábeis e
Livro Curso de Contabilidade Para Não Contadores
José Carlos Marion

PARTE A) QUESTÕES ESPECÍFICAOS DE CONTABILIDADE

A.1.) Comente sobre a diferença entre o Exigível e o Não Exigível.
Exigível – são dívidas que serão exigidas (reclamadas) na data de vencimento.
Não Exigível – são dívidas que não têm data de vencimento, não serãoexigidas (reclamdas)


A.2.) Cite as três principais Demonstrações Financeiras para uma empresa limitada.
a) Balanço Patrimonial;
b) Demonstração do Resultado do Exercício;
c) Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados.


A.3.) Comente sobre as principais características (forma jurídica) que diferencia as empresas limitadas (Ltda.) e sociedades anônimas (S/A).
Ltda. – poucos sócios,obrigatoriedade de elaboração das demonstrações financeiras (Balanço patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados), porém não são obrigadas a publicar essas demonstrações.
Sociedade Anônima – muitos acionistas, obrigatoriedade de elaborar e de publicar as quatro demonstrações financeiras (Balanço patrimonial, Demonstração do Resultado doExercício e Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos).


A.4.) Cite cinco usuários da Contabilidade.
Acionistas/Sócios, Administradores, Bancos, Governo, Funcionários etc.


A.5.) Descreva a diferença entre Patrimônio e Patrimônio Líquido.
Patrimônio: conjunto de bens, direitos e obrigações.
Patrimônio Líquido: é a riqueza líquida, ouseja, os recursos dos proprietários aplicados na empresa.


A.6.) Comente sobre o curto e longo prazo para a contabilidade.
O Curto Prazo para a Contabilidade é definido como o período de um ano ou o período do ciclo operacional, valendo o que for maior, acima desse período temos o Longo Prazo.


A.7.) Porque os bens obtidos através de Leasing não entram no Ativo ?
Os bens obtidos através deleasing não entram no Ativo porque não são de propriedade da empresa, esta tem apenas a posse do bem.


A.8.) Explique a expressão Balanço Patrimonial.
A expressão Balanço Patrimonial decorre de uma balança de dois pratos simbolizando a igualdade existente entre Ativo (aplicações de recursos) e Passivo + PL (origem de recursos) e a expressão Patrimonial decorre de patrimônio, ou seja, aexpressão Balanço Patrimonial representa o equilíbrio do patrimônio de uma empresa.


A.9.) A D.O.A.R. é um demonstrativo contábil obrigatório para as S/A de capital aberto. Todavia, para as sociedades limitadas não é obrigatório. Faça um comentário a respeito da DOAR, questionando: Por que para a Ltda. não é obrigatório? Podemos utilizar a DOAR para fins gerenciais? Ao apresentar a declaração deimposto de renda pessoa jurídica, é demonstrado a DOAR?
A D.O.A.R. é um demonstrativo financeiro da empresa, por isso é obrigatória para as S/A de capital aberto, as empresas Ltda. acabam optando pela Demonstração do Fluxo de Caixa que possui uma linguagem mais simples que a utilizada na D.O.A.R., além disso ambas podem ser usadas para fins de tomada de decisão, e no proposta de alteração da Lei dasS/A já existe uma proposta de substituição da D.O.A.R. pela Demonstração do Fluxo de Caixa uma vez que ambas são de natureza financeira e esta última possui uma linguagem mais simples que facilita a análise para os usuários.


A.10.)Comente as disposições (exigências) da Lei das Sociedades por Ações no que tange à publicação das Demonstrações Financeiras de um modo geral.
As SociedadesAnônimas devem publicar suas Demonstrações Financeiras em dois jornais, o Diário Oficial e um outro jornal de grande circulação, pois isto confere maior transparências das informações para os usuários e maior credibilidade.























































PARTE B) TOMADA DE DECISÕES (Administração e Negócios)

A...
tracking img