Trabalho aerobio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alunos: Caroline Preus, Cristiane Correa, Dener Jamil

Atividades Aeróbicas

Todo ser vivo necessita de energia para viver. Os animais, inclusive o ser humano, precisam se alimentar para obter energia. Nosso corpo está o tempo inteiro metabolizando substâncias para que seja possível a nossa sobrevivência. Quando nos alimentamos ingerimos carboidratos, gorduras e proteínas. O nossoorganismo, por meio da digestão, transforma esses nutrientes em glicose, aminoácidos, ácidos graxos e outros. Esses nutrientes entram na corrente sanguínea e são transportados para as células, onde são transformados em ATP – Adenosina trifosfato.
O ATP é responsável pelo fornecimento de energia para as células. É formado por uma molécula de adenina e ribose , chamada adenosina, combinada com trêsfosfatos. Quando há a necessidade de energia, há a quebra da ligação que une o grupo de fosfato mais afastado da molécula de adenosina o que resultará em uma liberação de energia e a transformação de ATP em ADP – Adenosina Difosfato.
Embora seja muito importante para o nosso organismo, nossa reserva de ATP limita-se a 85g, o suficiente para 1 ou 2 segundos de atividade máxima. Por isso, o ATP deve serressintizado continuamente. Existem três formas de ressintizar o ATP; o ATP-CP, conhecido como anaeróbio alático, o glicolítico ou anaeróbio lático e a oxidação ou aeróbio. Falaremos apenas sobre o sistema aeróbio.
O sistema aeróbio é utilizado em atividades de média e longa duração e, necessita do oxigênio para a realização de suas reações químicas. Nesse processo são utilizados como fonte deenergia a glicose e os ácidos graxos. Em atividades de longa duração cerca de 5% a 15% das fontes de energia é formada por proteínas.
A sintese de ATP no sistema aeróbio acontece dentro das mitocôndrias. Se ao término da primeira fase da glicolise (quebra da glicose) houver oxigênio, o ácido pirúvico se transformará em acetil CO-A, entrará na mitocôndria e haverá a produção de ATP através deduas séries de reações químicas conhecidas como: ciclo de Krebs e sistema de transporte de elétrons.
A produção de ATP nesse sistema é bem maior do que nos demais e requer um período de 2 a 3 minutos para produzir energia em quantidade significativa. Este é o tempo necessário para que o consumo de oxigênio no organismo alcance o nível requerido. Quando o consumo de oxigênio atinge esse nível diz-seque o steady-state (estado de equilibrio) foi alcançado. Todas as vezes que o consumo de oxigênio fica abaixo do necessário para a produção de ATP, os sistemas ATP/CP e o anaeróbios láticos suprem as necessidades de energia. Isso acontece tanto na transição do repouso para o exercício, como no aumento da intensidade da atividade.
O termo aeróbico surgiu em 1975. Louis Parteur, cientistafrancês, usa a palavra para classificar as bactérias que necessitavam de oxigênio para sobreviver. Em 1968, o Dr. Kenneth Cooper publicou um livro intitulado Aerobics ( Aeróbico). Segundo a Revista Veja:

[...] ele( Dr. Kenneth Cooper) lançou a teoria de que a chave para manter o organismo em bom estado, especialmente o coração e os pulmões, eram os exercícios aeróbicos. Com o lema de que ‘mais émelhor’, o doutor Cooper preconizava uma rotina de atividade física que se iniciava com corridas de 1,6 quilômetro em doze minutos, cinco vezes por semana. Progressivamente, o ritmo deveria aumentar até alcançar a marca dos 2,8 quilômetros, percorridos nos mesmos doze minutos. (Revista Veja, 30/10/2002, Edição Especial Saúde.)

Desde então, profissionais ligados à área da Educação Física passaram adesenvolver novas formas de praticar exercícios, mais criativas e estimulantes.
As atividades aeróbicas caracterizam-se por trabalharem grandes grupamentos musculares, por um longo período de tempo e com a intensidade de baixa para a média. A variação da frequência cardíaca deve se manter estável para que haja o steady-state.
São exemplos de atividades aeróbicas: andar de bicicleta, dança,...
tracking img